CREDE 9 REALIZA FÓRUM VIRTUAL DO EIXO DE GESTÃO
21 de outubro de 2020 - 02:14
A CREDE 9, através da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, realizou hoje, 20 de outubro, o Fórum Virtual do Eixo de Gestão, cujo público-alvo da nossa regional foram os Secretários Municipais de Educação, os Gerentes Municipais, Coordenadores de Ensino, Presidentes do Conselho Municipal de Educação, dois representantes dos Formadores por município, sendo um do Fundamental 1 e um do Fundamental 2, e oito representantes dos gestores escolares, sendo quatro de escolas do Fundamental 1 e quatro do Fundamental 2.
A primeira palestra “Avaliação Interna em Tempos de Pandemia” foi ministrada pelo Prof. Dr. Thomaz Veloso, membro do Programa Cientista-chefe da FUNCAP e Doutor em Avaliação e Análise de Dados, pela UFC e pela Universidade de Copenhagen, com reflexões que devem ser levadas em consideração pelas redes municipais ao planejarem o processo de avaliação do ano letivo de 2020: por quê, para quê e como avaliar. Além disso, o Prof. Thomaz contribuiu com a sugestão de um checklist de procedimentos e de ferramentas para a avaliação do ensino remoto.
Em seguida, o Prof. Pedro Henrique Sampaio Silveira, Coordenador da CREDE 9 e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF, conversou com os participantes sobre o “Plano de Fechamento 2020: Busca Ativa”, com um convite para que as redes municipais revisitem seus planos, adequando-os, diante dos desafios de cada um dos atores desse cenário de ensino remoto, e se comprometendo com as intervenções pedagógicas de busca ativa para que nenhum estudante seja perdido para a evasão.
O momento final do nosso encontro foi reservado para a escuta ativa de um representante de cada secretaria da nossa regional, no intuito de apresentar para todos os participantes seu Plano de Fechamento do Ano Letivo de 2020 e as perspectivas de revisitação desse plano diante do que tratado no Fórum. A CREDE 9 agradece aos palestrantes, que abrilhantaram nosso Fórum, e a todos os participantes desse encontro, que foi bastante enriquecedor dada a importância de se discutir avaliação no contexto da pandemia.