EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA participa da MOCITECZN 2019 em Natal
26 de novembro de 2019 - 14:49
A pesquisa científica não é um supérfluo academicista como querem nos fazer crer alguns críticos do investimento nesta área. Na concepção filosófica da EEEP Pedro de Queiroz Lima, a ciência é um portal para possibilitar ao jovem o encontro com o conhecimento, possibilitando o desenvolvimento inovador de soluções para as problemáticas apresentadas pelo mundo contemporâneo, ao tempo que coloca a dialética da transformação da vida, do pesquisador e da sociedade que o cerca, em movimento.
Neste cenário, fazer ciência nesta instituição é romper a retórica presente nos documentos oficiais, e trazer para o cotidiano escolar as descobertas, as hipóteses, a experimentação, a reflexão e transformação que estão incrustadas no fazer científico. E as feiras representam não o fim do fazer científico, mas o momento de partilha entre horas dedicadas ao desenvolvimento concreto de ideias com outros pesquisadores, garantindo a fecunda troca de experiências e vivências. Um jovem que tem seu mundo permeado pela ciência e por participação em eventos científicos jamais permanecerá o mesmo.
Imbuídos desta práxis, quatro projetos escolares obtiveram classificação para a participação em um dos mais concorridos eventos científicos do Norte e Nordeste, a Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal, promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Os projetos selecionados foram: ARGAMASSA POLIMÉTRICA PARA FINS CONSTRUTIVOS, com as estudantes Mariane Mariano e Renessa Ipiranga; BLOCOS CERÂMICOS PRODUZIDOS À BASE DE TAMPINHAS PET (CERPET), representados por Melissa Rodrigues, Luiza Patrício, Samuel Santos e Ana Célia Oliveira; DOCE DE MENINA: BELEZA QUE DÁ GOSTO, com Isabel Trindade e Suelly Santos; PROTEÇÃO QUE VEM DO MAR, através das alunas Emanuele Almeida, Emily Meneses e Yara Souza. Estão acompanhando no percurso os professores Douglas Monteiro e Larisse Alcântara.
Durante os dias 25 a 29 de novembro, parte do Ceará, em especial o município de Beberibe estará representado por estes valorosos jovens em busca do aprofundamento do saber.
Em um país que cada vez mais vira as costas para o desenvolvimento científico, agradecemos imensamente aos familiares, a Prefeitura Municipal de Beberibe, a 9ª CREDE e a Secretaria de Educação do Ceará que possibilitaram a participação neste importante evento.
