Participação da CREDE 9 na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2019
27 de março de 2019 - 13:23
Alunos e professores de 3 (três) escolas estaduais de abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, representaram o Ceará na maior e mais concorrida feira de engenharia do Brasil: a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE no período de 18 a 22 de março. Os projetos tiveram o apoio financeiro da Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC, e de parcerias que acreditam no potencial dos alunos da rede estadual de ensino, possibilitando assim nossos alunos e professores difundir e divulgar suas pesquisas para outros estados.
A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que é realizado na Universidade de São Paulo, por meio de uma grande mostra de projetos e assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Os objetivos da FEBRACE são:
• Estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.
• Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão.
• Criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.
Representantes da CREDE 9 na FEBRACE 2019:

EEM Ronaldo Caminha Babosa – Cascavel (Caponga)
Alunas: Cássia Xavier Batista e Maria Eduarda Oliveira Pessoa
Professora: Joseline Maria Sousa Nascimento
Projeto S.O.S Casa Categoria: Engenharias, sub-categoria: Engenharia Sanitária

EEEP Pedro de Queiroz Lima – Beberibe
Alunos: Carlos Henrique Praxedes Monteiro e Isaque Lima Almeida
Professor: Sandro Costa Mesquita
Projeto Auxílio para Deficientes Visuais Categoria: Ciências Exatas e da Terra, sub-categoria: Ciência da computação

EEM Julia Alenquer Fontenele – Pindoretama
Alunos: João Vitor Rodrigues Sousa e Ednildo Ferreira dos Santos
Professor: Igor Costa Cajaty
Projeto BanCoP Categoria: Ciências Exatas e da Terra, sub-categoria: Matemática
O projeto S.O.S Casa da EEM Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel foi classificado como melhor projeto do Prêmio “Poli Cidadã de Tecnologia e Desenvolvimento Social”. Alunas e professora receberam troféu, certificado, livros de Desenvolvimento e Tecnologia e gift cards no valor de R$ 250,00 em livros.
A CREDE 9 parabeniza as equipes que representaram de forma brilhante o Ceará e a nossa região em uma das feiras mais importantes do Brasil.