CREDE 9 realiza III Fórum de Gestores Regionais
29 de agosto de 2017 - 16:22
Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, através da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM 9, realizou o III Fórum de Gestores Regionais com os Secretários Municipais de Educação, Gerentes Municipais do MAIS PAIC e Coordenadores dos anos finais do fundamental, na Adega Casa Grande, BR-116, Km 60, em Chorozinho. O fórum, que tem como finalidade principal promover um ambiente de discussão colaborativo com o intuito de fortalecer a qualidade da educação na região, teve como objetivos: firmar a cooperação entre CREDE 9 e os municípios da jurisdição; discutir os principais desafios do ensino fundamental – anos finais; refletir ações de intervenção na perspectiva dos resultados do SPAECE e IDEB.
Chorozinho recebeu os municípios com música ao vivo, artístas da terrra, que proporcionou um ambiente prazeroso. O fórum foi iniciado dando as boas vindas a todos com a mensagem “Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita” (Santo Agostinho). Participaram da acolhida o Coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique Sampaio Silveira, o Prefeito de Chorozinho Francisco de Castro Meneses Júnior e a Secretária da Educação, Célia Marinho, proferindo falas de agradecimento aos municípios da região e promovendo o trabalho cooperativo entre eles.
Na oportunidade, a Gerente Municipal do Mais Paic Valdiva Freitas e da Coordenadora dos anos finais do fundamental Graça Santiago, compartilharam as ações de incentivo à valorização dos professores e dos alunos, além das metas pactuadas no início do ano, que consistem em elevar os índices de aprendizagem do município, zerar a infrequência, aumentar a aprovação e incentivar o aprendizado da Língua Portuguesa e da Matemática, e apresentaram o modelo de Plano Estruturante para as outras áreas do conhecimento.
Marcaram presença também: de Beberibe – o Secretário Municipal de Educação Sr. Diogo Freire, o Coordenador Técnico Antônio Sousa, a Gerente Municipal do Mais Paic Rose Rocha e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Elisângela Carlos; de Cascavel – o Secretário Municipal de Educação Sr. Fábio Oliveira e a Gerente Municipal do Mais Paic Lídia Nobre; de Horizonte – a Superintendente Técnica Pedagógica Ana Cínthia e a Coordenadora dos anos finais do fundamental Laricy Rodrigues; de Pacajus – o Gerente Municipal do Mais Paic Carlos André; de Pindoretama – a Secretária Municipal de Educação Sra. Sílvia Cezário, Assessora da Secretaria Municipal de Educação Sílvia Reis e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Angélica Amália.
O evento contou com a participação de Hylo Leal, representante da CODEA/ SEDUC – Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, com a apresentação da temática “Os desafios do Ensino Fundamental – Anos Finais”, na qual ele refletiu sobre o aluno adolescente, enquanto ser integral, que deve ser visto na sua dimensão psicológica e sociológica, e chamou a atenção para alguns pontos especiais que causam impacto nos resultados: garantia a assiduidade dos alunos, dando-lhe boas condições de convívio; otimização do tempo pedagógico; a importância das avaliações diagnósticas; e o apoio e acompanhamento das Secretarias Municipais de Educação.
Em seguida, Márcio Brito, Coordenador da COPEM/ SEDUC – Coordenadoria de Cooperação com os Municípios – deu continuidade às reflexões, a partir da temática “Avaliação dos Resultados do IDEB e SPAECE 2016 dos municípios da CREDE 9”, à luz de algumas variáveis de análise, chamando a atenção para o impacto da aprendizagem na idade certa nos cálculos do IDEB dos municípios. Na oportunidade, anunciou a reestruturação e distribuição do material do 3° ao 5° ano, além do material de apoio aos professores dos anos finais para 2018. O coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique, finalizou o evento agradecendo as rodas de conversas com os prefeitos, secretários municipais de educação e gerentes municipais do Mais Paic, reforçou a importância do aprimoramento das ações de avaliação e celeridade com os resultados junto a gestão escolar e professores.
Fonte: CECOM 9