IV FÓRUM DE GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS
26 de agosto de 2016 - 18:04
A 9ª Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, através da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM realizou nesta sexta, 26, o IV Fórum de Gestores de Escolas Públicas Municipais. O evento que tem como finalidade principal promover um ambiente de discussão colaborativa com o intuito de fortalecer a qualidade da educação na região, objetivou discutir a avaliação como ferramenta de gestão, disseminar os resultados do SPAECE 2015 dos municípios da CREDE 9 e divulgar o Projeto Mais Infância Ceará.
O público que contou com secretários municipais da educação, gerentes municipais do MAIS PAIC, coordenadores do Ensino Fundamental II, técnicos da CECOM que compõem os eixos do MAIS PAIC, orientador da CECOM, Elisvaldo Oliveira da Silva e coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique Sampaio Silveira, foi agraciado com a palestra A Avaliação como Ferramenta de Gestão, ministrada pelo Coordenador da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação – COAVE, prof. Luciano Nery Ferreira Filho e com a apresentação e análise Disseminando os Resultados do SPAECE 2015 da CREDE 9, proferidas pela prof. Carmilva Sousa Flôres, Coordenadora da Céluila de Avaliação e Desempenho Acadêmico – CEADE.
Na oportunidade os participantes apreciaram o panorama histórico do contexto educacional no Brasil, incluindo-se a política de avaliação como promoção da melhoria da qualidade e da equidade na educação. Puderam ainda realizar uma análise dos resultados de desempenho da educação no Ceará e da região CREDE 9, recebendo contribuições de como usar as ferramentas de avaliação disponibilizadas nos recursos digitais.
Os participantes levaram questões pertinentes e desafiadoras em relação aos resultados de desempenho dos alunos e ainda no encontro, o prof. Pedro Henrique, aproveitou a oportunidade para orientar os gestores municipais sobre os encaminhamentos a serem realizados no plano de trabalho no projeto Mais Infância e também convidá-los a realizar um planejamento da execução das avaliações externas SPAECE e ANA, uma vez que o tempo de instabilidade política demanda ainda mais uma parceria fortalecida.