9ª CREDE participa da Conferência Municipal Infanto juvenil pelo Meio Ambiente de Horizonte
5 de setembro de 2013 - 03:00
A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CREDE, representada pela Assistente Técnica da CEDEA, Roseneide Furtado, Técnica da CECOM, Andréa Carla juntamente com representantes do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, Danrley Cavalcante e Nadson Weyne, participaram no dia 04 de setembro de 2013, no município de Horizonte, da Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Estiveram presentes, o Prefeito do Município de Horizonte, Manoel Gomes de Farias Neto, a Primeira Dama, Jô Farias, a Vice Prefeita Vânia Dutra, a Secretária Municipal de Educação, Dione Pessoa, Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, professores e alunos, principais protagonistas deste processo.
Alunos de dezoito escolas municipais discutiram a temática por intermédio de projetos baseados na educomunicação (prática metodológica que propõe novos tipos de aprendizagem utilizando recursos tecnológicos e novas relações na comunicação). O público, também, assistiu a palestra sobre sustentabilidade, de Milton Alves, representante do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente.
Durante o mês de junho, estudantes de escolas municipais, de 11 a 14 anos, participaram de oficinas para a criação e elaboração de projetos de educomunicação com os subtemas terra, ar, água e fogo. Os dezoito projetos classificados foram apresentados na Conferência Municipal . Cinquenta e quatro adolescentes foram responsáveis por selecionar cinco projetos para representar Horizonte durante a Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Os delegados e suplentes classificados para a Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, representando as escolas abaixo:
Comunidade Quilombola – EMEF Olímpio Nogueira Lopes – Forno Sustentável
Terra – EMEF Marina Ferreira de Almeida – Horta na Escola Sustentável
Ar – EMEF Professora Raimunda Duarte Teixeira – O Sopro da Vida
Fogo – EMEF Maria Pinheiro da Silva – Economize Energia, O Meio Ambiente Agradece
Água – EMEF Francisca Gadelha Pires – Água, alimento principal.
A 9ª CREDE parabeniza toda a equipe da Secretaria Municipal da Educação de Horizonte pela organização e empenho de todos envolvidos no processo e deseja sucesso para os alunos na etapa regional a ser realizada pela 9ª CREDE no dia 20 de setembro de 2013.