Alunos da EEEP Edson Queiroz são destaque na 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Informática – OBI – 2012

4 de maio de 2012 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE parabeniza alunos, professores e o Núcleo Gestor da EEEP Edson Queiroz pelo empenho e dedicação na 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Informática – OBI – 2012.

A escola teve uma participação maciça dos alunos do curso de Informática, obtendo a classificação de 9 alunos (nível 1 – 2º ano) e de 12 alunos (nível 2 – 3º Ano), perfazendo um total de 21 alunos classificados para a 2ª fase da Olimpíada.

A OBI está sendo organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP e dividida em duas modalidades: Modalidade Iniciação e Modalidade Programação (Dividida em Nível Júnior, para alunos do ensino fundamental, Nível 1, para alunos até o segundo ano do ensino médio e Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio.)

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, em um nível normalmente ensinado em bons colégios técnicos, ou no primeiro ano de cursos superiores de computação ou engenharia.