Cronograma da aplicação do SPAECE 2011

25 de novembro de 2011 - 03:00

 
Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.
 
 
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
 
 
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
 
 
Em 2011, a aplicação dos instrumentais do SPAECE seguirá o seguinte cronograma:
 
 

SÉRIE

DATA

9º ano e EJA – 2º segmento do EF

28 de novembro

1ª série EM e EJA – 1º Período do EM

29 de novembro

2ª série EM

30 de novembro

3ª série EM e EJA – 2º Período do EM

1º de dezembro

2º ano do EF

05 e 06 de dezembro

5º ano do EF

07 e 08 de dezembro