9ª CREDE realiza o IV Encontro do Projeto Formação de Valores e Cultura de Paz nas Escolas

1 de julho de 2011 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), através do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDEA) realizou no dia 30 de junho de 2011, o IV Encontro do Projeto Formação de Valores e Cultura de Paz nas Escolas.
O objetivo do encontro foi socializar as experiências exitosas referentes ao projeto, cujas as ações vem sendo desenvolvidas nas treze (13) escolas estaduais, disseminando os valores humanos universais, visando promover uma cultura de paz entre os segmentos e a comunidade escolar.

A Coordenadora da 9ª CREDE, Dóris Sandra Silva Leão, fez a acolhida ressaltando a importância do Projeto Formação de Valores e Cultura de Paz nas Escolas para a melhoria da aprendizagem,  formação social e cidadã dos discentes, bem como, o fortalecimento de vínculos entre gestores, professores, alunos e familiares, de forma a propiciar o bem estar e a harmonia no ambiente escolar e na sociedade.

Na abertura do evento, as alunas da EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva saudaram todos com a música “A Paz”, representando os valores: união e harmonia.
Na ocasião,  a Mestra e Doutora em Educação Brasileira, Profª. Kelma Socorro Lopes de Matos, ministrou a palestra intitulada: Cultura de Paz nas Escolas apresentando experiências, propondo ideias e reflexões relacionadas a questão da paz e da espiritualidade.

Cada escola apresentou as ações do projeto que foram desenvolvidas neste semestre, através de fotos, vídeos, portfólio, apresentação de músicas e paródias, contando com  a participação especial, dos alunos da EEM Padre Arimatéia Diniz e dos alunos da EEM Wladimir Roriz que apresentaram uma enquete teatral retratando os valores humanos, sendo um dos momentos marcantes, emocionando o público presente, com seus talentos, enfatizando, dessa forma, a essência do projeto.
Participaram da formação, a supervisora Maria das Graças Santiago, a assistente técnica Temis Jeanne Filizola Brandão, superintendentes escolares,  técnicos do NRDEA, diretores, coordenadores escolares e professores que desenvolvem o projeto.
O projeto tem por característica implementar uma sistemática interdisciplinar de estudos, reflexões e atividades que propiciem a (re)construção dos valores essenciais à convivência humana, especialmente, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cultura de paz nas escolas estaduais e municipais de abrangência desta Coordenadoria.

“A cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseado no respeito à vida, no fim da violência através da educação, do diálogo e da cooperação.” ONU.

ESCOLAS:

EEM ANA FACÓ, EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA, EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA, EEFM CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS, EEM PADRE ARIMATÉIA DINIZ, EEM PADRE CORIOLANO, EEM JULIA ALENQUER FONTENELE, EEM WLADIMIR RORIZ, CEJAP, EEEP JOSÉ MARIA FALCÃO, EEEP MARIA DOLORES ALCÂNTARA E SILVA, EEEP EDSON QUEIROZ, EEM RAIMUNDO NOGUEIRA.