EEFM CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS participa de reportagem para o Globo Rural

18 de fevereiro de 2011 - 03:00

 

Nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2011, a equipe de reportagem da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Estado do Ceará, realizou uma matéria na Escola de Ensino Fundamental e Médio Custódio da Silva Lemos. A reportagem fez a cobertura do lançamento do Projeto de Meio Ambiente DECID 2011: Debates Sobre Clima e os Impactos da Desertificação no Ceará.

 

                                

 

Na ocasião foram realizadas entrevistas com o professor Clodoaldo Uchôa e os alunos João Eudis Silvestre da Silva e Ranielle Cavalcante dos Santos, idealizadores do projeto que venceu da Feira Regional de Ciências organizada pela 9ª CREDE em 2010 e representou as demais escolas na Feira Estadual de Ciências. No dia 16, a equipe de reportagem acompanhou uma visita de alunos das escolas Custódio e Edson Queiroz à Trilha Ecológica Mário Uchôa, sob orientação do professor Clodoaldo. Após a trilha, a reportagem retornou à escola Custódio onde realizou filmagens de atividades práticas e acompanhou a aluna Ranielle até sua residência, mostrando a rotina diária da estudante.
 
 
                                                          
                          
 
O projeto foi idealizado nas aulas do professor Clodoaldo Uchôa, um grande educador e defensor do meio ambiente. Por ocasião da ICID +18 (Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas) realizada em agosto de 2010, em Fortaleza. O insight surgiu após uma aula de campo para a cidade de Irauçuba, onde existe alteração climática por ocasião do processo de desertificação existente nesta cidade.
 
 
As ações do projeto como seminários, palestras, aulas de campo e visitas a agricultores da região litorânea visam estimular a pesquisa científica dos jovens estudantes, sensibilizar os jovens, produtores e sociedade civil para uma consciência ecológica para prevenção de processos semelhantes ao de Irauçuba na região litorânea do estado.
 
A reportagem será veiculada no Globo Rural numa série de matérias sobre escolas localizadas em área rural, em todo o Brasil, na semana de 21 a 25 de Fevereiro de 2011. Também pode ser acessa no site www.g1.globo.com/globorural.