NRDES realiza o III Seminário Valorização do Ensino e da Aprendizagem

29 de setembro de 2010 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) realizou nos dias 27 e 28 de setembro, no Auditório da 9ª CREDE, O III Seminário Valorização do Ensino e da Aprendizagem voltado para os gestores e professores das escolas estaduais dos municípios de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Pindoretama e Beberibe.

O seminário teve como objetivo fomentar diálogos entre a 9ª CREDE e as escolas de sua abrangência, visando novos contextos e possibilidades, no que se refere as avaliações internas e externas, no processo de ensino aprendizagem.

A Coordenadora da 9ª CREDE, Profª Dóris Sandra Leão, Mestra em Avaliação Educacional, proferiru a palestra “Avaliação do Ensino e da Aprendizagem: dilemas, desafios e possibilidades”, apresentando os modelos avaliativos, destacando suas peculiaridades e complexidades. Em seguida, houve a divisão dos participantes em grupo, onde se reuniram para a elaboração da proposta de avaliação.

No dia 28, aconteceu duas oficinas, uma de Língua Portuguesa e a outra de Matemática, onde foram trabalhados os descritores de avaliação do SPAECE, com o objetivo de capacitar diretores, coordenadores escolares e professores dessas disciplinas, na elaboração de itens, conforme os descritores da Matriz de Referência do Sistema  Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE).

A Supervisora do NRDES, Maria das Graças Santiago, juntamente com os superintendentes e equipe, conduziram o seminário, contando com a efetiva participação de todos para o fortalecimento das condições necessárias para uma educação mais justa e inclusiva para os nossos educandos.