9ª CREDE realiza Fórum de Educação Fiscal

14 de setembro de 2010 - 03:00

 

 

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação realizou dia 14 de setembro, em Horizonte, o Fórum de Educação Fiscal para gestores das escolas estaduais.
 
 
O evento faz parte das ações do Programa Estadual de Educação Fiscal – PEF, que estão sendo implementadas em todo Estado do Ceará através da parceria entre SEFAZ, SEDUC, RECEITA. O Fórum teve como objetivo apresentar os Projetos de Educação Fiscal desenvolvidos nas escolas, no intuito de disseminar as práticas exitosas e fortalecer as ações implementadas nas unidades públicas de educação.

 
A Coordenadora da 9ª CREDE, Dóris Sandra Silva Leão, fez a abertura, ressaltando a importância do evento para as escolas.

O evento foi conduzido pelo o orientador da CEDUF (SEFAZ) Argemiro Torres Neto, contando com o apoio da multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional e tutora, Edna Bacelar, da técnica da Receita Federal, Maria Wylinete Fernandes Cavalcante e a representante da SEDUC, Fátima Lucrécia.

 
 

 
Na programação houve a palestra “Programa de Educação Fiscal no Ceará”, com o representante da  SEFAZ,  Álvaro Calixto apresentou o objetivo, a filosofia e os parceiros do Programa no Estado, ressaltando  as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas, utilizando a  Educação Fiscal como tema transversal.
 
 
 
 
 
 
A Professora Coordenadora de Área (PCA de Ciências Humanas) Maria Luciene de Lima Silva e o Diretor da EEM Francisca Moreira de Souza, Francisco Antônio Ribeiro, apresentaram como experiência exitosa o Projeto Ser Cidadão, cujo objetivo é conscientizar o aluno para preservação do patrimônio escolar como ação cidadã, percebendo seus direitos e deveres como meio de se construir cidadãos livres e responsáveis no seu papel social. Em seguida, os alunos Luís Carlos e José Ribeiro apresentaram a Paródia “Cidadania na Escola” e recitaram o Poema produzido pela turma do 1º Ano E, intitulado “O que é ser cidadão?”.
 
 
 
                              
 
 
 

Dando continuidade às apresentações das escolas, o coordenador escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus (CEJAP), Francisco Chagas de Araújo apresentou seu monólogo “Brasileiro leva vantagem em tudo, certo?”.

 
 
 
 
 

No encerramento, a Profª Fátima Lucrécia enfatizou a importância do fortalecimento das ações e dos projetos de Educação Fiscal nas escolas estaduais, destacando o empenho da SEDUC no desenvolvimento do curso de Disseminadores da Educação Fiscal que acontece, anualmente, para os professores da rede pública de ensino.