Secretaria da Educação de Pindoretama lança Clube de Leitura

3 de setembro de 2010 - 03:00

A Secretaria de Educação de Pindoretama realizou, no dia 26 de agosto, sarau lítero-musical de lançamento do Clube de Leitura, no Centro Cultural do município. A criação dos clubes municipais de leitura é uma das a ações integrantes do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e tem como objetivo proporcionar aos professores contato efetivo e permanente com a leitura,  reforçando a formação de leitores proficientes, podendo envolver toda a comunidade escolar.

O sarau foi organizado pela equipe PAIC municipal e coordenado por Bárbara Costa, técnica do Eixo de Literatura e Formação de Leitores da SME, que contou com a contribuição efetiva dos Agentes Municipais da Leitura, difusores importantes do livro e da leitura em Pindoretama.

Como convidados especiais, compareceram professores do município, recepcionados com mensagens, música e poesia. O local foi decorado com móveis e objetos de época, proporcionando aos participantes um ambiente ao estilo dos saraus românticos do século XIX.

Além da participação livre, os professores presentes puderam desfrutar de uma variada antologia, previamente selecionada, contemplando poetas clássicos e contemporâneos, com especial atenção à produção regional, a exemplo do poeta e professor municipal Edvaldo Silva, que brindou os participantes com os poemas “Chapeuzinho” e “Crítica à Formiga – Resposta da Formiga”, já publicados em sítios de literatura  na Internet.

Entre os talentos locais apresentaram-se ainda o Coral Anjos de Deus, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, e a voz e o violão do Prof. Oziel, que contagiou o público com canções de Vinicius de Moraes. Na oportunidade, foi armada a Tenda da Leitura, uma biblioteca ambulante, iniciativa da Associação Frei Tito de Alencar, com exposição de livros infantis, clássicos e uma ampla variedade de cordéis.