NRDES realiza Encontro de Educadores para discutir o Projeto Africanidade

31 de agosto de 2010 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) da 9ª CREDE, realizou no dia 12 de agosto, o Encontro de Educadores para discutir o Projeto Africanidade, no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus (CEJAP).

O encontro teve como objetivo promover mudanças de posturas na direção de uma educação anti-racista produtora de igualdade das relações étnico-raciais para o exercício pleno da cidadania, aprendendo a respeitar e valorizar as diferenças para a construção da identidade dos envolvidos no processo educacional, e sobretudo, de acompanhar o processo de implementação da aplicação da Lei Nº 10.639, de janeiro de 2003, nas escolas da 9ª CREDE.

Na abertura do evento, a diretora do CEJAP, Maria Osilene Lopes Peixoto, recepcionou a todos e inferiu sobre a importância em discutir e aprofundar de forma positiva a cultura afro-brasileira, inserida no currículo escolar. Em seguida, a supervisora do NRDES, Maria das Graças Santiago de Sousa, destacou sobre a relevância do tema para a formação acadêmica e social dos educandos.

O encontro foi conduzido pela técnica do NRDES, Francisca Menezes Azevedo, contando com a presença da Assistente Técnica do NRDES, Roseneide Furtado, dos Superintendentes, Rinaldo Costa, Elenir Silva e Luzimary Soares, dos coordenadores escolares, professores e representação de alunos da Escolas de Ensino Médio Ana Facó e Ronaldo Caminha Barbosa.

Durante a programação, o professor Paulo Venício Braga de Paula, Mestre em Políticas Públicas e Técnico da Área de Ciências Humanas (SEDUC) proferiu palestra sobre Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Educação, e Gestão Pedagógica e o Ensino de História Africana e Indígena.

A E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa apresentou números de dança, dos quais participaram os alunos, Jamilson Pessoa, Ana Karolina Soares, Caroline Teixeira Dantas, Iara Natyelle, Izalene Soares, Maria da Paz Bento, Suzana Rocha, Vanessa Oliveira, Myrla Maria, Amanda Barbosa e o coreógrafo Marcos Antonio Souza, tendo como fundo musical as músicas, “Pérola Negra” (Daniela Mercury) e “Iansã, cadê Ogum?”(Clara Nunes).

O aluno, Ilano Cartaxo Nogueira, da E.E.M. Ana Facó recitou a poesia “O Navio Negreiro” de Castro Alves, que retrata  a cultura afro-brasileira.

O encontro possibilitou esclarecimentos a respeito da implementação da Lei Nº 10.639, de janeiro de 2003, interação entre o público presente, assim como, a apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas, como também, elementos norteadores para o fortalecimento e concretização do Projeto Africanidade, reforçando o trabalho interdisciplinar entre as áreas das Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e das Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Artes e Educação Física).