NTE promove II Encontro com Professores dos Laboratórios Escolares de Informática

31 de maio de 2010 - 03:00

 

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) realizou nessa sexta-feira (28/05), no auditório da 9ª CREDE e na EEM Raimundo Nogueira, o II Encontro dos Professores dos Laboratórios Escolares de Informática (LEIs), das escolas de nossa abrangência.

O encontro teve por objetivo capacitar os novos administradores no ambiente de aprendizagem Thinkquest e atualizar informações para administradores veteranos com o uso do portal como administrador e professor.

A formação foi ministrada pelo Prof. Multiplicador do NTE, Elistênio Chagas e contou com a participação dos professores André Luiz e Edna Bacelar do referido núcleo. Além do objetivo proposto, o encontro proporcionou diversas discussões e práticas acerca da utilização pedagógica do ambiente Thinkquest.

Na programação houve pela manhã, a apresentação da plataforma Thinkquest, a contextualização do uso do programa pela escola e o treinamento do ambiente de administrador, no auditório da 9ª CREDE. Em seguida, no laboratório de informática da Escola Raimundo Nogueira houve a apresentação do ambiente do Professor do Thinkquest, a oficina de utilização e a socialização de projetos selecionados pela escola.

O Thinkquest é uma plataforma de aprendizagem online protegida, que proporciona aos professores a integração de projetos de aprendizagem em seu currículo e prática em sala de aula, favorecendo também aos alunos, o desenvolvimento de habilidades necessárias para o mercado de trabalho e à vida. Além do uso em sala, existem competições anuais de websites e textos narrativos.

O Governo do Estado do Ceará espera com esta ação, promover a integração de projetos educacionais e práticas inovadoras capazes de desenvolver habilidades e potencialidades dos estudantes, imprescindíveis para sua inclusão digital, bem como para os padrões e anseios do século XXI.