9ª CREDE é sede do Encontro Educacenso 2010

31 de maio de 2010 - 03:00

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) promove hoje (31/05), na sede da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), em Horizonte, o Encontro Educacenso 2010, sob a orientação da técnica e formadora Lúcia Rios e apoio dos multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da CREDE, Elistênio Morais.

O encontro tem como objetivo apresentar as novas alterações do Programa Educacenso, orientando os secretários das escolas estaduais e técnicos dos municípios de Horizonte, Cascavel, Beberibe, Pacajus, Pindoretama e Chorozinho, para o correto preenchimento das informações do censo escolar 2010. Também participam da formação, a supervisora e o técnico do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM), Maria de Fátima Gomes Morais e Isarlano Giffone, juntamente com os superintendentes, Rinaldo Costa, Luzimary Soares e Elenir da Silva, do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES).

O Programa Educacenso é um sistema on line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada no Inep de: escolas, turmas, alunos, docentes/auxiliares de educação infantil, profissionais/monitores de atividade complementar, possibilitando maior rapidez na atualização das informações, por utilizar diretamente a Internet.

Entre outras vantagens,  o Educacenso fornece dados individualizados de alunos e docentes, com informações como: nome, data de nascimento, cor/raça, nome da mãe e/ou pai, endereço, documentos, etc. Também possibilita o acompanhamento da trajetória escolar do aluno e do docente; as disciplinas que o docente ministra e as que são oferecidas aos alunos na escola e em cada série. Evita a duplicidade de cadastro de alunos e docentes, levando-se em consideração que a base de dados é centralizada.