NRCOM realiza Reunião com Secretários Municipais de Educação e o 2° Encontro do PAIC

7 de abril de 2010 - 03:00

O Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) realizou no dia 31 de março, na sede da 9ª CREDE, uma reunião com os secretários municipais de educação e técnicos responsáveis pelo transporte escolar, e o 2° Encontro do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) com as gerentes municipais e técnicos do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor, dos municípios de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

A Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão fez a acolhida, destacando a importância do trabalho dos gestores municipais na efetivação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação, tais como, o serviço de transporte escolar e as ações do PAIC desenvolvidas nos municípios.

Na abertura, houve a apresentação da aluna Suelem do município de Cascavel, que narrou a “História dos Bordados”, emocionando a todos com seu talento. Em seguida, a Supervisora do NRCOM, Maria de Fátima Gomes Morais, em alusão ao período pascal, fez uma reflexão acerca da verdadeira páscoa, presente em nossas ações e sentimentos de solidariedade e amor ao próximo.

Na ocasião, houve a entrega do Selo Escola Solidária 2009, do Instituto Faça Parte, aos municípios de Pacajus, Pindoretama e Beberibe. A cada biênio, esse projeto reconhece boas iniciativas, ações e experiências escolares, que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação. Confira as escolas municipais agraciadas:

Município de Pacajus
– EEF Prof. Aurílio Bezerra Pereira (Cumaru)
– EEF Prof. Danilo Costa Menezes (Pedra Branca)
– EEF João de Castro e Silva (Banguê)
– EEF João Ronaldo Matias (Croatá II)
– EEF Joaquim Amâncio Bezerra (Mangabeira)
– EEF José Geraldo Filho (Formoso)
– EEF Profª Maria Valcira Nunes Nogueira (Banguê)
– EEF Miguel Rodrigues dos Santos (Itaipaba)
– EEF Pedro Costa Lima (Buriti dos Esmeros)
– EEF Raimundo Nogueira de Queiroz (Coaçu).

Município de Pindoretama
– EEF Aurelina Falcão  (Caponga Funda)
– EEF Camilo José Anselmo (Sítio Ema)
– EEF Francisca Holanda Costa (Sede/Centro)
– EEF Joaquim Nunes Vieira (Capim de Roça)
– EEF José Queiroz Ferreira (Pratiús)
– EEF  Maria Nair de Vasconcelos (Sítio Coqueiro do Lagamar)
– EEF Olga Vale Albino (Sede/Centro)
– EEF Raimundo Benício Sobrinho (Caponguinha)

Município de Beberibe

– EMEF Ministro Ernesto Gurgel Valente (Paripueira)
– EMEF Mons. Joaquim Jesus Dourado (Parajuru)
– EMEF Raimundo Fagner (Paria das Fontes).

Dando continuidade aos encontros, na reunião com os secretários municipais de educação houve a apresentação da pesquisa do transporte escolar em 2009 e das ações para 2010.  Na programação do 2° Encontro do PAIC houve uma análise sobre as ações desenvolvidas pelo Programa na 9ª CREDE, bem como, o planejamento das ações do Eixo da Literatura Infantil, a apresentação das experiências selecionadas para a IX Bienal Internacional do Livro no Ceará e informações acerca das ações do PAIC para 2010.

No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão agradeceu a participação e empenho dos gestores municipais e equipe técnica, no que tange às ações e programas educacionais desenvolvidos nos municípios, em benefício dos estudantes cearenses.