SEDUC/9ª CREDE premia alunos do ensino médio com microomputadores

5 de março de 2010 - 03:00

Para incentivar e demonstrar reconhecimento pelo bom desempenho dos alunos do ensino médio, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), premiou  com um microcomputador  alunos das escolas públicas estaduais de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE).

A solenidade de entrega dos microcumputadores foi realizada ontem (04/03), às 18h, no Mercado Público de Horizonte. O evento contou com a presença do Secretário Executivo da SEDUC, Antônio Idilvan Alencar, a Coordenadora da 9ª CREDE, Dóris Sandra Leão, Prefeito Municipal de Horizonte, Manoel Gomes de Farias Neto, Prefeito de Beberibe, Odivar Facó, os Secretários Municipais de Educação: de Horizonte, Dione Soares;  Pacajus, Elisvaldo Oliveira; Cascavel, Antonio Clementino dos Santos; Beberibe, Valderez Clemente, e demais autoridades da região.

A premiação, criada conforme a  Lei 14.483, considera o resultado em Língua Portuguesa e Matemática, através de avaliação externa realizada pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. Fizeram  jus à premiação, os alunos que obtiveram uma proficiência de 325 pontos, em Língua Portuguesa e 350 pontos, em Matemática.

Em todo o estado, 813 alunos do Ensino Médio receberão um microcomputador. Estes alunos estão distribuídos em 274 escolas estaduais localizadas em 127 municípios do Ceará. Um investimento de R$ 1.138.118,70 (1,1 milhão de reais).

Na região da 9ª CREDE, serão entregues 30 computadores, perfazendo um total de R$ 41.910,00.

Os alunos premiados são:

– E.E.M. Ana Facó (Beberibe)
1º ano – Bheatriz Alves de Paiva Oliveira
3º ano – Yule Quezado Pereira Colaço

– E.E.M. Francisca Moreira de Souza (Beberibe)
1º ano – Jhony Lucas Cavalcante da Silva
2º ano – Aldair de Souza Santos
2º ano – Jônatas Pereira Pinto Bandeira
3º ano – Edu do Nascimento Domingues

– E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos (Cascavel)
2º ano –  Lucas Gomes Cavalcante
3º ano – Ana Natália de Queiroz Santos

– Liceu Edson Queiroz (Cascavel)
1º ano – Joaquim Felipe Simões Taleires
3º ano – Andreza Kelly Cardoso da Silva
3º ano – Antônio Fernando Rodrigues Silva
3º ano – Antônio Wanderson de Castro Silva

– E.E.M. Raimundo Nogueira (Horizonte)
1º ano – Verilson do Carmo Nunes
3º ano – Allan Braga Cavalcante
3º ano – Maria Aine da Silva
3º ano – Raysa de Souza Bezerra

– Liceu Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte)
1º ano – Jarbas de Lima Muniz
3º ano – Leonardo Pereira da Silva

– E.E.E.P José Maria Falcão (Pacajus)
1º ano – Fernanda Batista Bezerra de Lima
1º ano – Francisco Davi da Silva
1º ano – Najla de Sousa Falcão

– E.E.M. Padre Coriolano (Pacajus)
2º ano –  Beatriz Lizaviêta Vasconcelos Viana
2º ano – Brenda Viana Falcão
2º ano – Marília Katiane da Silva
2º ano – Wendy Carvalho e Silva
3º ano – Carlos Alberto da Silva Filho
3º ano – Denys Léo Maurício do Nascimento
3º ano – Fernanda de Oliveira Silva
3º ano – William Gama Assunção

– E.E.M. Júlia Alenquer Fontenele (Pindoretama)
3º ano – Silas Nascimento Ribeiro

Por ocasião do evento, também foi realizada a entrega de cinco micro-ônibus escolares ao município de Beberibe, conforme compromisso assumido pelo governador Cid Gomes com os municípios que aderiram ao Programa Caminho da Escola do governo federal, no qual para cada veículo adquirido por meio do programa, o Estado doaria mais um, até o limite de cinco ônibus escolares zero quilômetro.

A ação representa um investimento no valor de R$ 15,7 milhões do governo estadual e tem como objetivo dar qualidade ao serviço de transporte escolar ofertado aos estudantes da zona rural que enfrentam dificuldades no trajeto da escola e muitas vezes abandonam a sala de aula.

Na região da 9ª CREDE, os municípios que aderiram ao  Programa foram: Horizonte, Beberibe, Cascavel, Pacajus e Chorozinho.

É o Governo do Ceará incentivando e reconhecendo o bom desempenho dos alunos do ensino médio com uma premiação que visa potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais.