Governo do Estado entrega 100 ônibus para o transporte escolar

6 de fevereiro de 2010 - 03:00

O Governador Cid Ferreira Gomes entregou na última sexta-feira (05), 100 ônibus escolares que irão beneficiar  estudantes da zona rural dos municípios cearenses que aderiram ao Programa Caminho da Escola. A ação representa um investimento no valor de R$ 15,7 milhões. Trata-se do primeiro lote de um total de 247 veículos, adquiridos no final de 2009.

O evento aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e contou com as presenças da Secretária  de Educação Izolda Cela, do Presidente da Assembleia Legislativa Domingos Filho, do Deputado Chico Lopes, da Presidenta da APRECE Eliene Arújo, da Presidenta da UNDIME Dione Soares Félix, do Vice-Prefeito de Fortaleza Tim Gomes, prefeitos e representantes municipais.

Na região da 9ª CREDE, o município de Horizonte foi beneficiado com cinco veículos. O Prefeito Manoel Gomes de Farias Neto, a Coordenadora da CREDE Dóris Sandra Leão, juntamente com o Supervisor do Núcleo Regional Administrativo Financeiro (NRAFI), Joacillo Cavalcante e a Supervisora do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM), Fátima Gomes e equipe, prestigiaram esse evento de tamanha relevância para a melhoria da educação e do transporte escolar.

Com o objetivo de dar qualidade ao serviço ofertado no Estado e incentivar a permanência o aluno na escola, o Governador Cid Gomes assumiu um compromisso inovador. Para cada veículo adquirido pelo município por meio do programa Caminho da Escola, do governo federal, o Estado entregou até cinco ônibus escolares zero quilômetro. Além da renovação da frota, a medida propicia o transporte adequado para alunos que enfrentam dificuldades no trajeto da escola e muitas vezes abandonam a sala de aula.

O governo cumpre, nesse momento, o que prometeu e entrega os veículos aos 27 municípios que aderiram ao programa federal. A expectativa é continuar com o mesmo incentivo para quem ainda não fez aquisição de transportes.

Os novos ônibus trazem novidades para otimizar a trafegabilidade e o conforto dos estudantes. Os veículos possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, o que irá garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso de paradas, de consumo e combustível. Também terão equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção.

Uma representação de alunos da rede municipal de Horizonte marcou presença na solenidade, em sinal de agradecimento aos governos estadual e municipal pelo empenho e dedicação destinados à educação dos jovens cearenses.