EEEP Maria Dolores Alcântara promove Palestra sobre Cidadania e Aula de Campo na Reserva Indígena Pitaguary

22 de dezembro de 2009 - 03:00

Cidadania na Escola

 

No dia 09 de dezembro, a Escola Estadual de Educação Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva recebeu a visita de policiais do Ronda do Quarteirão para ministrar uma palestra sobre o trabalho desenvolvido por essa guarnição em Horizonte, destacando o combate a violência, dando dicas de como prevenir-se contra possíveis mal-feitores e orientações para os jovens.

 

 

 

 

Para reforçar as lições diárias de cidadania, a Escola proporcionou aos alunos, mais um importante passo para sua vida profissional, o acesso a Carteira de Identidade – um direito que assegura mais direitos! “Com isso, acreditamos estar reafirmando o direito à cidadania de cada um deles” afirma a Diretora Lorena Falcão.

 

 

 

 

Visita a Reserva Indígena Pitaguary

Dando continuidade ao projeto “Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro” coordenado pelo professor Jean Carlos, os alunos da turma da Enfermagem da E.E.E.P Maria Dolores Alcântara e Silva assistiram no dia 19 de dezembro, uma aula de campo na reserva indígena dos Pitaguary, na divisa dos municípios de Maracanaú e Pacatuba, com a colaboração dos professores Enivaldo Filho e Silvio Carlos.

 

 

 

 

Na oportunidade, a turma esteve em contato direto com a cultura dos Pitaguary, conferindo de perto o artesanato, costumes, danças típicas, culinária e a organização social dentro da tribo. Assistiram ainda uma palestra com o Cacique Francisco Daniel, que lhes falou um pouco sobre a cultura indígena e a luta para criação daquela reserva indígena.