NRCOM promove Seminário Regional sobre Resultados do SPAECE 2008 (5° e 9° Anos)

23 de novembro de 2009 - 03:00

O Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) promoveu no dia 19 de novembro, na 9ª CREDE em Horizonte, o Seminário Regional de Disseminação e Uso dos Resultados da Avaliação do Ensino Fundamental (5° e 9° Anos). O evento contou com as presenças dos professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede municipal, gestores escolares, técnicos das secretarias municipais de educação de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Pindoretama e Beberibe; e técnicos da 9ª CREDE.

O Seminário teve por objetivos capacitar professores, gestores escolares e técnicos a procederem a análise e interpretação dos resultados obtidos na Avaliação do Ensino Fundamental (5° e 9° Anos); orientar a elaboração dos planos de ação com a finalidade de fazer as correções de rumos que se fizeram necessárias no âmbito das unidades escolares; sensibilizar gestores e professores para que promovam a socialização do seminário e validem o plano de intervenção no âmbito das escolas.

A Supervisora do NRCOM, Profª. Fátima Gomes, juntamente com a Assistente Técnica, Profª Georgina Barros e equipe conduziram com maestria as atividades durante o seminário, refletindo os resultados da região e das escolas, disseminando informações acerca dos níveis e escala de proficiência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará – SPAECE 2008, orientando a elaboração do plano de ação por cada escola.

Trabalhar a auto-estima, tendo em vista o potencial humano, quanto a criatividade e sensibilidade foi outra vertente do seminário, a partir das vivências e dinâmicas conduzidas pelo Prof. Nonato que favoreceu entre os participantes, momentos de descontração, alegria e reflexão através da ciência  holística, buscando o despertar para novas concepções e quebra de paradigmas.

No encerramento, houve a socialização do plano de trabalho com definições de metas e propostas de intervenção, visando a adequação e melhoria da aprendizagem dos alunos de nossa região.

A equipe NRCOM agradece aos parceiros, educadores, gestores e técnicos das  secretarias municipais de educação pelo apoio e reciprocidade, ao participarem dessa iniciativa, abraçando a causa maior, o desenvolvimento  de uma educação de qualidade.