EEM Francisca Moreira de Souza realiza Projeto Aula de Campo Interdisciplinar

23 de novembro de 2009 - 03:00

A Escola Estadual de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realizou no dia 14 de novembro, o Projeto de Aula de Campo Interdisciplinar, coodenado pelos professores Edivaldo Bessa (Geografia e História), Cristiane Borges (Biologia) e Inácio (Geografia e PCA de Ciências Humanas). Além da integração entre as disciplinas, o Projeto busca a integração entre alunos da 3ª série da sede, com alunos da 3ª série da extensão Parajuru.

Na ocasião, foram observados aspectos como uso e ocupação das margens do Rio Jaguaribe, suas características históricas, geográficas, as potencialidades locais, a degradação ambiental, a importância econômica do rio durante a colonização do Ceará, a função ecológica do manguezal como berçário da vida marinha, entre outros sub-temas.

Na praia do Pontal do Maceió (Fortim), foram observados os impactos ambientais causados pela ação antrópica, como o lixo, poluição do solo, ocupação irregular de dunas, e também impactos ambientais causados pela avanço do mar o que comprova o aquecimento global.

A aula foi avaliada pelos alunos como um momento único, ímpar para o fortalecimento da aprendizagem e formação cidadã, ao abordar temas imprescindíveis para a conscientização e educação ambiental.