9ª CREDE realiza Treinamento para Aplicadores do SAEB/Prova Brasil 2009

2 de novembro de 2009 - 03:00

As Multiplicadoras do SAEB/Prova Brasil, Meire Cavalcante e Temis Brandão realizaram no último sábado, 31 de outubro, no auditório da 9ª CREDE, o Treinamento para Aplicadores dos municípios de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Pindoretama, Cascavel e Beberibe.

Durante o treinamento, a Profª. Temis Brandão apresentou o panorama histórico, objetivos, pressupostos básicos, metodologia e características do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)/Prova Brasil, diferenciando-o dos demais concursos, quanto sua essência, que vai além do aspecto cognitivo, ao analisar o contexto social, econômico e cultural dos agentes envolvidos.

A Profª. Meire Cavalcante conduziu a leitura dialogada do Manual dos Aplicadores, esclarecendo eventuais dúvidas. Em seguida houve a apresentação de um vídeo com o passo-a-passo da aplicação, explicando  os procedimentos no recebimento do material, coleta de dados, instruções em sala de aula, preenchimento da Ficha de Controle da Aplicação entre outros.

Multiplicadoras SAEB

A Coordenadora da 9ª CREDE, Dóris Sandra Leão prestigiou o evento, reforçando em sua fala, sobre a importância da contribuição cidadã e do comprometimento dos aplicadores na realização do SAEB/Prova Brasil nos municípios da região.

O SAEB/Prova Brasil tem por objetivo oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas voltadas para a ampliação da qualidade do ensino brasileiro. Consiste numa avaliação externa, sistêmica e diagnóstica que tem como foco o processo de ensino e de aprendizagem. Serão avaliados os estudantes das séries conclusivas das etapas de cada nível da educação básica na modalidade regular. As avalições acontecerão em todo o Ceará, no período de 09 a 13 de outubro.

Multiplicadoras SAEB

No ensejo, a Coordenadora Dóris Sandra Leão e equipe da 9ª CREDE agradecem aos prefeitos e secretários municipais de educação de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Pindoretama, Cascavel e Beberibe, pelo apoio na concretização dessa avaliação de suma importância para o desenvolvimento da educação em nosso país.