9ª CREDE/NRDES mobiliza Escolas Estaduais para a realização do ENEM 2009

25 de setembro de 2009 - 03:00

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado nos dias 03 e 04 de outubro, às 13:00h (horário de Brasília), em todo o país. O exame será constituído por quatro provas  com 45 questões de múltipla escolha, que irão contemplar as áreas de Linguagens, Códigos e Redação; Matemática; Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O ENEM foi criado em 1998, com o  objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O exame é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do mesmo, como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

O Ministério da Educação (MEC) apresentou uma proposta de reformulação do ENEM e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.  A partir deste ano, o ENEM passará a ser aceito por várias universidades federais como alternativa ao vestibular no critério de seleção de estudantesPodem participar do exame, alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), através do  Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), vem mobilizando às escolas estaduais de sua abrangência, para a participação efetiva dos discentes nesse processo avaliativo, ressaltando sua importância para o acesso dos mesmos às universidades públicas. Na região desta CREDE, estão inscritos cerca de 1.135 alunos da rede pública estadual.

Para maiores informações acesse o site: