Diretores Escolares da rede estadual tomam posse

15 de setembro de 2009 - 03:00

O Governador Cid Gomes juntamente com a Secretária da Educação Izolda Cela, deram posse aos 642 diretores de escolas públicas da rede estadual do Ceará, em solenidade na última segunda-feira (14), na sede da Secretaria da Educação (SEDUC), no Centro Administrativo – Cambeba, Fortaleza-Ce. A solenidade contou com a presença do deputado federal Chico Lopes, do deputado estadual Artur Bruno, do presidente do Conselho Estadual de Educação Edgar Linhares e da presidente da Apeoc, Maria da Penha Alencar.

Os dirigentes das unidades escolares foram representados pelos diretores do Liceu de Maracanaú, Plácido Cavalcante e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria da Conceição Porfírio Teles, Sêmia Serpa. Ambos fizeram a entrega simbólica do Plano de Metas (PLAMETAS), que representa o compromisso inicial do diretor com a Escola e a SEDUC/CREDE, onde foram traçadas as metas de evolução dos indicadores escolares e de aprendizagem dos alunos.

Na ocasião, a secretária Izolda Cela explicou que houve 75% de renovação do quadro de diretores. A “novidade”, no processo de seleção, foi a capacitação pela qual os selecionados foram submetidos. “Foram mais de 500 horas. Após a participação do curso a distância de Gestão da Educação Pública e Exames de Títulos, foi realizada a eleição direta e secreta pela comunidade escolar, como forma de atender ao preceito constitucional de gestão democrática”, afirmou. Ainda em sua fala, a secretária destacou a importância do compromisso dos diretores ao assumirem as escolas públicas do Estado. “Nós sabemos da complexidade desse desafio e isso só aumenta a nossa responsabilidade de mudar a rota da realidade da educação brasileira”, declarou.

Em seu pronunciamento, o governador Cid Gomes afirmou que mesmo com a deficiência vista na educação cearense, esses desafios devem servir de motivação para os novos diretores. Para ele, “na hora que a gente conseguir dar uma educação de boa qualidade, uma outra história será construída no nosso Estado”. O governador citou o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), como uma forma de investimento e esforço que foi intensificado no ano passado e que já está dando resultados positivos. Além disso, Cid Gomes ressaltou a importância das 51 escolas profissionalizantes que estão em pleno funcionamento no Estado. Na oportunidade, foi apresentada a maquete com o modelo das outras 49 escolas de ensino profissional que serão construídas até o final da gestão, beneficiando em torno de 40 mil jovens.

Durante a cerimônia de posse, o governador assinou duas mensagens que serão encaminhados à Assembleia Legislativa. A primeira refere-se ao projeto de lei que institui o Prêmio Aprender Pra Valer, voltado ao quadro funcional das escolas estaduais. O Prêmio tem o objetivo de reconhecer, através de mais uma remuneração mensal, o trabalho dos profissionais da educação, em atividade nas escolas que alcançarem as metas anuais de evolução da aprendizagem dos alunos do ensino médio. A segunda mensagem institui a premiação de um microcomputador para alunos com melhor desempenho.

Representando a 9ª CREDE, participaram do evento a Coordenadora Dóris Sandra Silva leão, a Assessora de Planejamento Temis Brandão e os diretores das escolas estaduais:

– E.E.M. Francisca Moreira de Souza

Diretora: Vitória Maria Cunha

– E.E.M. Júlia Alenquer Fontenele
Diretora: Silvia Helena Cezário Araújo

A Coordenadora da 9ª CREDE, profª. Dóris Leão parabeniza aos diretores escolares por essa conquista, desejando sucesso à gestão que se inicia, colocando-se à disposição juntamente com a equipe da CREDE, para apoiar as escolas, no que tange às suas necessidades educacionais.