9ª CREDE participa da solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção de 20 escolas estaduais de educação profissional.

11 de setembro de 2009 - 03:00

O Presidente da República Luíz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira, 10 de setembro, a ordem de serviço para a construção de 20 escolas profissionais no Estado do Ceará, com recursos do Governo Federal da ordem de  R$ 113 milhões.

A solenidade foi presidida pelo Governador Cid Ferreira Gomes, contando com a presença do Ministro da Educação Fernando Hadad, da Secretária da Educação Izolda Cela, de autoridades estaduais, prefeitos municipais e de representantes da comunidade escolar dos municípios atendidos. O evento aconteceu em Sobral, município localizado na região norte do Estado, distante 235 quilômetros da capital.

As unidades que começam a funcionar, no próximo ano, vão atender aos municípios de Acaraú, Aurora, Beberibe, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Icó, Ipu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Mauriti, Pedra Branca, Quixeramobim, Sobral, Tamboril, Tauá, Tianguá,  Trairi e Várzea Alegre.

Na região da 9ª CREDE os municípios de Pacajus, Horizonte e Cascavel foram contemplados, em 2008 e 2009, com a implantação de três unidades escolares: Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão (Pacajus), Escola Estadual de Educação Profissional Ma. Dolores Alcântara e Silva (Horizonte) e a Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz (Cascavel). Em 2010, o município de Beberibe será beneficiado com esse novo espaço educacional, voltado para a formação profissional e cidadã.

O município de Beberibe foi representado na solenidade, pelo Prefeito Municipal Odivar Facó, o Diretor Educacional da Secretaria de Educação Renato Camilo, o Diretor Jailson Tavares e 25 alunos da Escola Estadual Ana Facó; vereadores e membros da sociedade civil.

Representando a 9ª CREDE, participaram do evento a Coordenadora Dóris Sandra Leão, a Supervisora do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) Graça Santiago e a Assessora de Planejamento Temis Brandão.

De acordo com os dados do Governo do Estado, atualmente, já são mais de 12 mil jovens em todo o Ceará que, além das aulas regulares, estão tendo também a oportunidade de aprender uma profissão. Os cursos oferecidos são: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.

Coordenadores das CREDES:                   Graça Santiago (Supervisora do NRDES/9ª CREDE)
                Márcio Pereira de Brito (13ª CREDE)              Temis Brandão (Ass. de Planejamento/9ª CREDE)
               Dóris Sandra Silva Leão (9ª CREDE)          Idilvan de Lima Alencar (Secretário Excecutivo/SEDUC)
               Pedro Henrique Sampaio (2ª CREDE)