9ª CREDE mobiliza escolas da rede estadual para realização dos Fóruns dos Grêmios Estudantis

10 de agosto de 2009 - 03:00

A participação de jovens em organismos colegiados potencializa a construção de competências, habilidades e capacidades de atuação éticopolítica na escola e na comunidade. Assim, a Secretaria de Educação (SEDUC), juntamente com as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs) realizam fóruns com os grêmios estudantis do Estado, no período de junho a setembro de 2009, envolvendo três fases:

– 1ª fase: Fórum Escolar (junho/agosto 2009), com o objetivo de refletir acerca do papel do Grêmio Estudantil na construção de uma escola pública de qualidade

– 2ª fase: Fórum Regional (agosto de 2009), com o objetivo de validar a discussão ocorrida nos Fóruns Escolares;

– 3ª fase: II Fórum Estadual (19 e 20 de setembro de 2009), com o objetivo de elaborar uma carta-proposta e validar demandas de políticas para a juventude.

Desse modo, a 9ª CREDE mobiliza as escolas Estaduais de sua abrangência para a realização dos Fóruns Escolares, com uma metodologia de apoio a ser desenvolvida da seguinte forma:

– estudo dirigido: Panorama dos Movimentos Estudantis;

– avaliação da ação do Grêmio no contexto da gestão da escola;

– mesa–redonda: O papel do Grêmio na Construção da Escola Pública de Qualidade: dificuldades, desafios, compromissos, ações prioritárias de gestão compartilhada;

– validação, em documento, do produto da mesa-redonda, a ser discutido no Fórum Regional;

– validação de um tema a ser pauta do Fórum Estadual;

– lançamento do I Concurso Estadual de Criação do Logotipo do II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, com o tema Grêmio Estudantil:Compartilhando Espaços de Ação.

Confira a programação:

Município – Pacajus

Escola  Data do Fórum
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJAP         a confirmar
E.E.M. Padre Coriolano                                              18 e 19/08/09
E.E.E.P. José Maria Falcão    14/08/09

Município – Horizonte

E.E.M. Raimundo Nogueira                    18 e 19/08/2009
E.E.E.P. Maria DoloresAlcântara  13/08/09

Município – Chorozinho

E.E.M. Wladimir Roriz                    11/08/09

Município – Pindoretama

E.E.M. Júlia Alenquer Fontenele         14/08/09

Município – Cascavel

E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos                21/08/09
E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa 20/08/09
E.E.E.P. Edson Queiroz 08/08/09
E.E.M. Padre Arimatéia Diniz 21/08/09

Município – Beberibe

E.E.M. Francisca Moreira de Souza           22/06/09
E.E.M. Ana Facó 22/06/09

A 9ª CREDE realizará o Fórum Regional dos Grêmios Estudantis na última semana de agosto, com duração de 8hs e um público alvo representado pelo Presidente do Grêmio de cada escola, 01 representante do Conselho Escolar, técnicos da 9ª CREDE e 01 representante da comunidade.