Secretaria de Educação de Cascavel promove II Conferência Municipal de Educação

10 de julho de 2009 - 03:00

O Prefeito Municipal de Cascavel Dr. Décio Munhoz e o Secretário de Educação Antônio Clementino dos Santos Filho promoveram ontem, 09 de julho, na Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, a II Conferência Municipal de Educação que visa discutir, avaliar e propor diretrizes para a área educacional, a partir do debate democrático com a participação de representantes da comunidade escolar, Poderes Legislativo, Executivo e sociedade civil.

Em 2010 o Ministério da Educação realizará a Conferência Nacional da Educação (CONAE) com o tema: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – O plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação”.  E a Conferência Estadual ocorrerá em novembro do corrente ano, com a participação dos delegados eleitos nas Conferências Municipais ou indicados por suas entidades com representação nacional e órgãos de origem. Na Conferência Estadual serão eleitos 80 delegados para a Conferência Nacional.

A II Conferência Municipal de Educação de Cascavel possui como objetivos:

– Contribuir para construção de conceitos, diretrizes e estratégias para a efetivação dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Educação, articulados de ações educacionais de qualidade e de sustentabilidade social;

– Integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação básica numa abordagem sistêmica, com vistas a consolidar os sistemas articulados de planejamento e gestão, de financiamento, de avaliação e de formação dos profissionais da educação;

– Definir propostas que contribuam para qualificação e avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem;

– Eleger 04 delegados para participar da Conferência Estadual de Educação.

Durante a Conferência Municipal, as discussões foram subsidiadas por seis eixos temáticos, nas quais os delegados foram responsáveis pela aprovação ou inclusão de propostas que os contemplassem, são eles:

– Eixo I: Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional;

– Eixo II: Qualidade da educação e avaliação;

– Eixo III: Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;

– Eixo IV: Formação e valorização dos trabalhadores em educação;

– Eixo V: Financiamento da educação e controle social;

– Eixo VI: Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

O Secretário Municipal de Educação Antonio Clementino fez a abertura do evento, acolhendo a todos e referenciando o trabalho desenvolvido em Cascavel em prol da educação do município.

A Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Silva Leão, representando a Secretaria da Educação do Estado do Ceará entregou ao Exmo.Sr. Prefeito Décio Munhoz e à Diretora da Escola de Ensino Fundamental Dário Carlos Batista, profª Maria José Alexandre de Lima a comenda Escola Nota Dez pelo desempenho apresentado no SPAECE-Alfa 2008 e o valor de R$ 58.125,00 (Cinquenta e oito mil, cento e vinte e cinco reais) correspondente aos 75% do prêmio total. Para receber os outros 25% da premiação a escola deverá “apadrinhar” outra escola que obteve baixo índice nos resultados de 2008, para que a mesma supere tais resultados no ano de 2009.

Em sua fala a profª Dóris destacou a importância da II Conferência Municipal de Educação de Cascavel na construção do sistema nacional articulado de educação, que contribuirá para as conferências estadual e nacional. No ensejo, parabenizou a Secretaria Municipal de Educação pela realização do evento, bem como, pelo compromisso e dedicação destinados à educação de crianças e jovens cascavelenses.

O Prefeito Dr. Décio Munhoz agradeceu ao governo do Estado/SEDUC/9ª CREDE a premiação e o reconhecimento do trabalho realizado pela Escola de Ensino Fundamental Dário Carlos Batista, ressaltando que o município de Cascavel intensificará o acompanhamento junto a demais escolas municipais, buscando elevar o desempenho quanto à alfabetização de crianças na idade certa.

Durante a Conferência Municipal ocorreram duas palestras, uma ministrada pelo Deputado Artur Bruno sobre o Eixo V- Financiamento da educação e controle Social, e outra pela Coordenadora da Célula de Projetos Estaduais/CEPRO/SEDUC, profª. Lucidalva Bacelar que explanou sobre o “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade”. Participaram como mediadoras a Coordenadora da 9ª CREDE profª Dóris Leão e a representante da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, profª. Francisca Odette de Araújo Barroso.

No encerramento, houve a apresentação e eleição das propostas e dos delegados que representarão o município de Cascavel na Conferência Estadual de Educação.