NRCOM promove encerramento do II Curso de Formação de Educadores Ambientais

7 de julho de 2009 - 03:00

O encerramento do II Curso de Formação de Educadores Ambientais promovido pelo Núcleo de Cooperação com os Municípios (NRCOM) da 9ª CREDE, ocorreu no dia 1º de julho, às 14:00h, no Hotel Fazenda Casa Grande em Horizonte-CE.

A formação teve início no dia 04 de março de 2009, em parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM) e com a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC), contando com a participação de 45 professores em efetiva regência de sala de aula.

O curso teve por objetivos trabalhar a temática ambiental nos currículos e no convívio escolar, por meio de projetos de educação ambiental inseridos no projeto educativo da escola; provocar mudanças qualitativas nas concepções dos educadores no trabalho com educação ambiental e possibilitar a inclusão de projetos na escola com o tema meio ambiente nos conteúdos específicos das disciplinas, em propostas interdisciplinares e abordagens que envolvam a transversalidade.

A programação foi iniciada ao som de voz e violão por Paulo Carneiro que encantou a todos, servindo de cenário para os demais momentos marcantes apresentados nessa tarde. Em seguida, houve a brilhante apresentação do coral Encantaste, com música sobre o meio ambiente organizado pela profª Liduína Pontes da Escola Maria Regiana de Horizonte. Na oportunidade, a cursista profª. Maria Neide fez uma homenagem recitando um cordel que relata todo o histórico do curso.

Na seguência, foi exibido um vídeo com fotos dos melhores momentos da formação, homenagens aos palestrantes com entrega de comendas em agradecimento às instituições que contribuíram para o sucesso do curso, bem como, entrega de certificados e mudas para cada cursista.

Estiveram presentes no evento a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Silva Leão, toda a equipe do NRCOM, a Orientadora da Célula de Diversidade e Inclusão da SEDUC Hosana Magalhães, a Coordenadora das Ações de Educação Ambiental da SEDUC Lindalva Cruz, o palestrante e Gerente das Bacias Metropolitanas da COGERH  Bertyer Peixoto Lima, o palestrante e Analista Ambiental do IBAMA Rômulo George Sales, o representante da Secretaria Municipal de Educação de Horizonte Eliezer Freitas e os cursistas.

A Coordenadora da 9ª CREDE, profª. Dóris Leão parabeniza aos cursistas por mais essa conquista, a equipe do NRCOM pelo desempenho e dedicação a esse projeto e também agradece aos parceiros pelo compromisso e a credibilidade em nosso trabalho.