Secretaria Municipal de Educação de Beberibe realiza Conferência Municipal de Educação

1 de julho de 2009 - 03:00

O Prefeito Municipal Odivar Facó e a Secretária Municipal de Educação Maria Valderez Clemente de Queiroz promoveram, no dia 30 de junho, no Plenário da Câmara Municipal, a Conferência Municipal de Educação de Beberibe (COMEB), que visa avaliar e propor diretrizes para área da educação, fortalecida nas sugestões da comunidade escolar e da sociedade beberibense.

Com a realização da Conferência Nacional de Educação – CONAE, o Ministério da Educação, os movimentos sociais e seus parceiros institucionais garantem um espaço democrático para que a sociedade expresse a sua opinião e construa coletivamente os rumos para a Educação Municipal. A COMEB incentiva e fortalece o debate sobre as necessidades educacionais.

Esse processo participativo reúne os desafios inerentes à Educação do Município de Beberibe – nos âmbitos público e privado – analisa os desafios e oferece subsídios ao processo de formulação e implementação das políticas públicas na garantia da permanência do alunado e qualidade da Educação.

A COMEB tem por objetivos:

– Elaborar conceitos, diretrizes e estratégias municipais para efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação;

– Indicar as condições para definição de Políticas Educacionais que promovam a inclusão social e valorizem a diversidade;

– Apontar diretrizes para orientar a avaliação e qualificação do processo de ensino e aprendizagem;

– Integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar numa abordagem sistêmica, com vistas a edificar o Sistema Educacional de Beberibe Articulado de Planejamento e Gestão, de avaliação, de funcionamento, de formação dos trabalhadores em educação, de garantia das condições de oferta com qualidade social.

Beberibe participando da construção do Sistema Nacional Articulado de Educação – Plano Nacional, Diretrizes e Estratégias de Ação, é o tema central da COMEB que abordou seis Eixos Temáticos, com o propósito de garantir aprofundamentos teóricos necessários à análise das propostas. São eles:

– Eixo Temático I: Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional.

– Eixo Temático II: Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.

– Eixo Temático III: Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso.
Conferencistas: Hertha Cristina Carneiro e Vânia Maia Girão Linhares

– Eixo Temático IV: Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.

– Eixo Temático V: Financiamento da Educação e Controle Social.

– Eixo Temático VI: Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

A solenidade de abertura foi conduzida pela Secretária Municipal de Educação Valderez  Clemente que acolheu a todos com receptividade e satisfação, desejando sucesso aos participantes na realização desta Conferência.

A Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Silva Leão, representando a Secretaria da Educação do Estado do Ceará entregou ao Exmo.Sr. Prefeito Odivar Facó e à Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Joventino do Vale, profª Gleide Maria Monteiro da Silva a comenda Escola Nota Dez pelo desempenho apresentado no SPAECE-Alfa 2008 e o valor de R$ 97.500,00 (Noventa e sete mil e quinhentos reais) correspondente aos 75% do prêmio total. Para receber os outros 25% da premiação a escola deverá “apadrinhar” outra escola que obteve baixo índice nos resultados de 2008, para que a mesma supere tais resultados no ano de 2009.

Em sua fala a profª Dóris destacou que o compromisso e a dedicação estão sempre presentes no trabalho desenvolvido pelo município de Beberibe, através da Secretaria Municipal de Educação, ao promover uma educação de qualidade às crianças e jovens, proporcionando dessa forma, um futuro promissor a seus munícipes.

Dando continuidade à solenidade a Secretária de Educação de Eusébio e membro da comissão organizadora da COMEB, Marta Cordeiro elogiou o trabalho realizado pelo município de Beberibe, ressaltando a competência e compromisso da equipe da Secretaria de Educação e dos professores, ao buscar com afinco melhores resultados no SPAECE-Alfa-2008.

O Prefeito Odivar agradeceu ao governo do Estado/SEDUC/9ª CREDE a premiação e o reconhecimento do trabalho realizado pela Escola Raimundo Joventino do Vale, destacando em sua fala que “estamos confortados com os resultados”. Ainda em seu discurso o prefeito declarou que possui como meta, elevar o desempenho das demais escolas municipais quanto à alfabetização de crianças na idade certa.