NRCOM promove Encontro com Secretários de Educação e Equipe PAIC Municipal

30 de junho de 2009 - 03:00

O Núcleo de Cooperação com os Municípios (NRCOM) da 9ª CREDE promoveu dia 19 de junho, no Hotel Fazenda Casa Grande em Horizonte-CE, o Encontro com Secretários de Educação e Equipe PAIC Municipal.

O encontro teve como objetivos, fortalecer laços de companheirismo e amizade entre as equipes dos municípios e profissionais da 9ª CREDE; socializar as experiências de Formação do Eixo da Literatura Infantil e Formação do Leitor; Apresentar os resultados do diagnostico realizado nas turmas de 1º ano – 2009; socializar o processo de elaboração do Plano de Trabalho Anual – PTA; acompanhar a realização da Formação do Eixo da Educação Infantil nos municípios; refletir a importância do cumprimento dos 200 dias letivos; divulgar informes.

Durante o encontro houve apresentações das equipes municipais e dos resultados do diagnóstico das turmas de 1º ano-2009, assim como, dos Eixos da Literatura Infantil e Formação do Leitor. Logo em seguida, foram socializadas a formação do Eixo da Educação Infantil nos municípios, discussão do calendário escolar-2009 e do PTA, bem como o levantamento da prestação de contas dos livros do 1º, 2º ano e de Literatura Infantil.

A técnica do NRCOM Georgina Barros surpreendeu a todos com sua performance artística, ao interpretar uma boneca de pano contadora de histórias infantis, levando alegria e reflexão aos presentes acerca do Eixo Literatura Infantil e Formação do Leitor.

O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) possui a meta de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade, trabalhando os cinco Eixos: Avaliação Externa; Literatura Infantil e Formação do Leitor; Alfabetização; Educação Infantil e Gestão da Educação Municipal.

A 9ª CREDE através do NRCOM vem realizando com afinco o acompanhamento do PAIC nos municípios de Horizonte, Chorozinho, Pacajus, Beberibe, Cascavel e Pindoretama, contando com a parceria das secretarias municipais de educação, mediante o trabalho das equipes, buscando alcançar melhores resultados e assim erradicar de vez o analfabetismo em nossa região.

A Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Silva Leão parabeniza aos secretários municipais de educação e toda sua equipe, pelo trabalho desenvolvido em prol da alfabetização de crianças em nossa região.