Secretaria Municipal de Educação de Horizonte realiza a II Conferência de Educação

29 de junho de 2009 - 03:00

O Prefeito Municipal de Horizonte, Manoel Gomes de Farias e a Secretária Municipal de Educação Dione Soares Félix realizaram na última sexta-feira, 26 de junho, no Centro Cultural Tasso Jereissate em Horizonte-CE, a
II Conferência Municipal de Educação, no intuito de avaliar e propor diretrizes da Educação alicerçadas nas sugestões da comunidade escolar e da sociedade horizontina.

Com o tema: Horizonte participando da construção do Sistema Nacional Articulado de Educação, a Conferência visa debater projetos e propor diretrizes para o avanço da educação municipal, com a participação de delegados que foram escolhidos democraticamente durante a realização de quatro pré-conferências e de uma audiência pública, envolvendo vários segmentos sociais, tais como, vereadores, conselhos municipais e sociedade civil organizada.

A II Conferência Municipal de Educação possui como objetivos: contribuir para construção de conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação;discutir sobre os níveis, etapas e modalidades da educação básica numa abordagem sistêmica; contribuir na indicação das condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão e valorizam a diversidade e apontar diretrizes para orientar a avaliação e a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.

Durante a Conferência, as discussões foram subsidiadas por sete eixos temáticos, nas quais os delegados foram responsáveis pela aprovação ou inclusão de propostas que os contemplassem, são eles:

– Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional;

– Gestão democrática da educação;

– Qualidade da educação e avaliação;

– Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;

– Formação e valorização dos trabalhadores em educação;

– Financiamento da educação e controle social;

– Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

A Secretaria Municipal de Educação de Horizonte ao assumir o compromisso de organizar e realizar esta conferência estabelece parcerias com o Conselho Municipal de Educação e com a equipe local, responsável em acompanhar a execução do Plano de Ações Articuladas – PAR.

Na ocasião a Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Silva Leão, representando a Secretaria da Educação do Estado do Ceará entregou ao Exmo. Sr. Prefeito Manoel Gomes de Farias e à Diretora da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Antônio, profª Eliane Rodrigues da Silva a comenda Escola Nota Dez pelo desempenho apresentado no SPAECE-Alfa 2008 e o valor de R$ 48.750,00 (Quarenta e oito mil, setecentos e cinquenta reais) correspondente aos 75% do prêmio total. Para receber os outros 25% da premiação a escola deverá “apadrinhar” outra escola que obteve baixo índice nos resultados de 2008, para que a mesma supere tais resultados no ano de 2009.

No ensejo, a profª Dóris parabenizou ao Exmo Sr. Prefeito Manoel Gomes de Farias, a Exma. Sra. Secretária Municipal de Educação Dione Soares Félix pelo trabalho realizado em Horizonte e, agradeceu a parceria entre município e governo do Estado/ SEDUC/ 9ª CREDE, imprescindível para o desenvolvimento da educação e fortalecimento da cidadania em nossa região.