Governo do Estado apresenta melhoria nos índices de alfabetização no Ceará

23 de junho de 2009 - 03:00

No dia 22 de junho, no auditório principal do Centro de Convenções em Fortaleza, houve a apresentação dos resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), no estado do Ceará e a entrega do Prêmio Escola Nota Dez referentes ao ano de 2008.

O governador Cid Gomes e a secretária da educação Izolda Cela apresentaram aos prefeitos municipais, secretários de educação, coordenadores das CREDEs, diretores, professores e técnicos os dados relativos a mais um ciclo da avaliação da Alfabetização, realizado por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), em sua vertente SPAECE-Alfa, que envolveu um total de 124 mil alunos do 2º ano de seis mil escolas públicas.

O SPAECE-Alfa foi criado em 2007 em decorrência da prioridade do atual Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (PAIC) cuja meta é alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade. A vertente assume uma dimensão importante na medida em que possibilita uma leitura do real estágio do processo de alfabetização das crianças e a evolução do seu desempenho.

Em comparação com o ano de 2007 o Estado evoluiu sua média de proficiência passando de 119 pontos para 128, em 2008. Isto significa que o perfil de proficiência saltou do estágio intermediário para o estágio suficiente em 81 municípios. “Essa vitória pode ser atribuída ao trabalho desde o início da gestão com a implementação do PAIC”, confirmou o governador.

O SPAECE-Alfa vem possibilitando aos gestores municipais e sua equipe um acompanhamento das informações relativas à educação das crianças em sua cidade. Os resultados servem de base para o trabalho realizado pela Secretaria da Educação (SEDUC), visando à melhoria da educação na sua própria rede, colaborando com os municípios no propósito de elevar, também, a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal.

No evento o governador Cid Gomes e a secretária da educação Izolda Cela entregaram o Prêmio Escola Nota Dez, a 148 escolas públicas que conseguiram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa), calculado a partir da média dos alunos e dos padrões de desempenho intermediário e desejável, ou seja, numa escala de 0 a 10 o valor igual ou maior a 5,0 correspondente ao padrão intermediário e o valor igual ou acima de 7,5 o padrão desejável para as escolas. “Esse é um momento histórico para o Ceará. É um sonho que começa a se transformar em realidade”, definiu o governador.

Na entrega do Prêmio Escola Nota Dez 2008, o governador Cid Gomes relatou que “as escolas receberam a premiação em dinheiro no valor de R$ 2,5 mil por aluno matriculado. O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor devido a escola enquanto que a segunda parte só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano ações de cooperação técnico-pedagógica com umas das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados. Esse é um incentivo para melhorarmos ainda mais nossos índices. No total o Governo do Estado está repassando para as escolas um total de R$ 30 milhões de reais”.

Durante a solenidade, também foi assinado o edital para a construção de Centros de Educação Infantil (CEI), no Interior do Estado. Mesmo sendo um compromisso dos municípios, o Governo vai custear um CEI para cada unidade  construída pela prefeitura. Além disso, Cid reafirmou o compromisso de  fornecer um veículo destinado para transporte escolar para cada automóvel pago pelo município para o mesmo fim.

A secretária da educação Izolda Cela, em sua fala, destacou que os bons resultados obtidos em 2008 só foram possíveis mediante a parceria estabelecida entre as esferas governamentais, de âmbito federal, através do Ministério da Educação, de âmbito estadual com o empenho do governador e da secretaria da educação e de âmbito municipal com o trabalho dos gestores, gerentes do PAIC, professores e técnicos municipais.

A nossa região foi representada pela coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Silva Leão, pela supervisora do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM), Fátima Gomes, e a assistente técnica Graça Santiago; pela supervisora do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), Ângela Lucena; pelos diretores das escolas estaduais; pelos prefeitos e secretários de educação dos municípios de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Beberibe e Pindoretama, assim como os diretores das seguintes escolas premiadas:

E.M.E.F. Joaquim Antônio da Silva – Horizonte-CE
E.M.E.F. Raimundo Joventino  do Vale – Beberibe-CE
E.E.F. Deputado Jonas Carlos – Pacajus-CE
E.E.F. Dário Carlos Batista – Cascavel-CE

Segundo o prefeito de Horizonte Manoel Gomes de Farias Neto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Antônio da Silva é referência para o município, declarando ainda, que pretende trabalhar com afinco para a efetivação de um ensino de qualidade nas demais escolas.

No ensejo, a coordenadora da 9ª CREDE professora Dóris Sandra Silva Leão parabeniza ao governo do Estado pelo compromisso e dedicação com a educação; aos prefeitos e secretários municipais de educação pelo desempenho no Spaece-Alfa 2008, possibilitando a alfabetização de crianças em seus municípios.