Município de Horizonte celebra o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

12 de junho de 2009 - 03:00

O Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é comemorado no dia 12 de junho, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade Brasileira. Constitui-se, portanto, como um momento de sensibilização e mobilização dos esforços empreendidos no combate e prevenção do trabalho infantil no Brasil.

No município de Horizonte, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Saúde vêm realizando, durante este mês, diversas atividades de enfrentamento e combate ao trabalho infantil, mediante o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (PETECA) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com o apoio do Centro de Referência Especializado a Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Dentre as atividades realizadas, ocorreu no último dia 10, a Caminhada de Combate ao Trabalho Infantil, que contou com a presença da Cientista Social e Coordenadora do PETECA, Soraia Colaço, da Secretária de Educação, profª Maria Dione Soares Félix, da Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Silva Leão, de professores da rede municipal de ensino e alunos das escolas municipais e estaduais.

No encerramento, houve a apresentação teatral do Grupo Fênix, organizado pelo CEREST, que impressionou a todos com seu talento e responsabilidade ao sensibilizar a sociedade horizontina acerca da necessidade de combater a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

A campanha desse ano, sob a égide da Educação como direito fundamental, adotou o tema: Com educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente, sem trabalho infantil”. Em todo o país, milhares de pessoas e instituições se unem no intuito de fortalecer a mensagem central de combate ao trabalho infantil pela promoção da Educação.

Para alcançar esse objetivo, o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (PETECA) levará às salas de aula de escolas públicas de Horizonte, a abordagem do tema trabalho infantil. Esse programa foi lançado em Fortaleza em 2008 e resulta de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal do Ceará (UFC) e União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) do Ceará.

A Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Silva Leão parabeniza o Exmo. Sr. Prefeito, Manoel Gomes de Farias; a Secretária de Educação, Maria Dione Soares Félix; a Coordenadora do PETECA e Presidenta do COMDICA municipal, Soraia Colaço; e toda a equipe envolvida,  pelo empenho nesse trabalho de suma importância para o futuro de crianças e adolescentes de Horizonte.