Comissão Organizadora Estadual realizará lançamento da Conferência Estadual de Educação do Ceará

1 de junho de 2009 - 03:00

O Ministério da Educação em parceria com diversas instituições educacionais, políticas e sociais, realizará em abril de 2010 a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será precedida de etapas estaduais, municipais ou intermunicipais a serem realizadas no primeiro e segundo semestres de 2009.

A CONAE e as conferências estaduais, municipais ou intermunicipais trabalharão o tema: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação – o qual será discutido a partir dos seguintes eixos temáticos:

I. Papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional;
II.  Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;
III. Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação;
IV. Formação e valorização dos trabalhadores em educação;
V. Financiamento da educação e controle social;
VI. Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

Para tornar público o relevante evento, a comissão organizadora estadual realizará o lançamento da Conferência Estadual de Educação do Ceará (COEE), no dia 05 de junho, às 14 horas, na Assembléia Legislativa do Ceará, Complexo das Comissões, sito à Avenida Desembargador Moreira, 2807, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE.

Os objetivos da COEE prevista para os dias 11 e 13 de novembro do corrente ano, são:
 Construir conceitos, diretrizes e estratégias para efetivação dos sistemas estadual e nacional articulados de educação;
Integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar numa abordagem sistêmica, com vistas a consolidar os sistemas articulados de planejamento e gestão, de financiamento, de avaliação e de formação (inicial e continuada) dos trabalhadores em educação;
Construir um conjunto de propostas a serem encaminhadas à CONAE.

É de suma importância a participação de todos os segmentos sociais para a realização de um debate mais amplo e democrático, visando à concretização de uma educação de qualidade.