EEM Ronaldo Caminha Barbosa

17 de março de 2009 - 17:01

Histórico

      

      

A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO RONALDO CAMINHA BARBOSA, situada na Caponga, Estrada do Pratiús, litoral a 13 km da cidade de Cascavel. Fundada em 21 de Fevereiro de 1985 pelo Decreto 17.074 com o objetivo de atender os alunos da comunidade da Caponga. O terreno de 37.90m² foi doado pelo Sr. Rui Caminha Barbosa e quando a escola foi construída recebeu o nome do irmão do doador, o engenheiro Ronaldo Caminha Barbosa como uma homenagem.
     
Inicialmente foram construídas 02 salas de aula, atendendo alunos da comunidade, nesse contexto foi nomeado 1º Diretor, Dom Mauricio de Brito e 02 adjuntas devidamente habilitadas que lecionava no ensino de 1º grau Ronaldo Caminha Barbosa, quando pertencia ao quadro das escolas patrimoniais do município de Cascavel,  administrado  na época pelo prefeito  Sr. Jurandir Dantas de Sousa.
    
A ESCOLA adota o tipo de gestão democrática, colegiada e participativa, buscando sempre a participação da comunidade como um dos principais segmentos.
    
Incentiva a participação da comunidade escolar no desenvolvimento de todas as ações, desde as atividades educacionais até as esportivas, garantindo que essa participação atue na elaboração de projetos, tomada de decisões, execução e avaliação das atividades escolares.

 

Missão
    
–  Assegurar um ensino de qualidade, oportunizando o educando  a situações de construção do conhecimento e promovendo o seu crescimento pessoal, social de forma consciente, solidário, responsável, participativo e crítico, visando a sua integração e atuação no meio sociocultural.
     
Visão
     
– Ser uma escola de qualidade, que favoreça a qualificação por competência, para que o aluno se transforme em um sujeito capaz de exercer verdadeiramente sua cidadania.
    
Valores
      
– Educar  com os princípios éticos  e morais, buscando e incentivando inovações para melhorar a qualidade de ensino, formando alunos autônomos, responsáveis e cientes dos valores a serem vividos.
      

 

     

Núcleo Gestor

Diretora:
Maria Amélia Sampaio de Almeida Mendes

  

Coordenadores escolares:
Sergio Furtado Neo

Secretária escolar:
Sergiana Oliveira Azevedo

Endereço:
E
strada de Pratius , 05
Caponga – Cascavel-CE
Cep: 62.850-000
Fone: (85) 3334-8320
E-mail: ronaldocaminha@escola.ce.gov.br
Código Inep: 23060174