EEM Raimundo Nogueira

17 de março de 2009 - 17:01

    

    

 

      A Escola de Ensino Médio Raimundo Nogueira foi fundada em 16 de março de 1977, no governo de Adauto Bezerra pelo decreto nº 12.286/77, sendo a primeira escola estadual do município de Horizonte. Seu nome foi uma homenagem ao Inspetor Escolar Raimundo Nogueira Lopes.

      

A  Escola está localizada na sede do município de Horizonte e possui uma extensão na zona rural, a Escola de Ensino Médio Valderi Machado em  Dourado.

      


A partir de sua fundação a Escola Raimundo Nogueira dedicou-se a formação primária dos, em 1977, o então governador Adauto Bezerra através do decreto 12.286 transforma-a em escola de primeiro grau. Apenas em 2000 foi implantado o segundo grau pelo parecer 1108/2000 e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a Escola dedica-se somente ao ensino médio.

     


Estruturalmente a Escola foi ampliada em 1991 e 1996 no governo de Tasso Jereissati e atualmente possui 13 salas de aulas, 03 laboratórios de informática, 01 centro de multimeios, cantina, secretaria, sala de professores, coordenação e 01 quadra coberta. Possui no seu quadro funcional 66 professores, 04 coordenadores, 01 diretor, 01 secretária, 02 auxiliares administrativos, 04 auxiliares de serviço, 01 vigia e 02 porteiros e 2.556 alunos.

      

       

Missão

     

– Formar cidadãos conscientes, participativos e solidários para a construção de uma sociedade mais justa que possibilite o crescimento do ser humano em todas as suas dimensões ( cognitiva, afetiva, motora e moral) individual e coletivamente.

     


Visão

      

– Democratizar o conhecimento (cognitivo, cultural e tecnológico), ressaltando que o mesmo deverá ultrapassar as fronteiras da escola e interagir com outros saberes em outras situações como forma de possibilitar ao homem competências necessárias para ser agente transformador dos segmentos sociais.

      


Valores

    
– Resgatar valores imprescindíveis tais como: justiça, solidariedade, honestidade, igualdade, liberdade e temor a Deus na formação ético-moral e crítica do ser humano. Buscar entender e atuar na diversidade de culturas e opiniões algo que contribua para formação das nossas identidades individuais e coletivas tornam-se partes integrantes da nossa missão e conjunto de valores.

      

Objetivos Estratégicos

     
– Estimular a integração homem – família – sociedade, fundamentada nos pilares que norteiam a educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, aprender a ser, buscando a formação do homem: crítico, participativo, reflexivo, autônomo, criativo; solidário, ético-moral, investigador e construtor do seu próprio conhecimento e de sua realidade familiar, social, profissional e pessoal.

     
– Possibilitar e garantir o desenvolvimento de capacidades intelectuais, afetivas e sociais, favorecendo a participação dos educandos nas relações sociais diversificadas construindo subsídios para o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa para tomar decisões, dos fundamentos científicos e tecnológicos, da compreensão dos sistemas simbólicos da diferentes linguagens comunicativas e sua inserção políticas e social, de forma crítica e autônoma.

      
– Ser espaço de democratização do conhecimento e de educação individual, de vivência dos valores coletivos, de construção de uma consciência social.

   
– Estimular o protagonismo juvenil como exercício da cidadania, envolvendo os adolescentes na discussão e resolução de problemas concretos do cotidiano.

    
– Valorizar os profissionais da educação, assegurando seu desenvolvimento, direitos e deveres.

   
– Socializar os conhecimentos sistematizados como meio de domínio e acesso à novas tecnologias, à formação cientifica, ética e humana.

           

 

     

      

Núcleo Gestor:

Diretor
WhatsApp Image 2017-06-02 at 14.20.04
Cezar Augusto Albano de Almeida
        

Coordenadores escolares
Ronaldo Rodrigues da Silva

Secretária
Maria Talita Lopes Figueredo Souza

Endereço:
Rua: Raimundo Nogueira Lopes, 01 Centro – Horizonte   Cep: 62.
Fone: (85) 3336-1699                    NÍVEL  A880-000
Email: raimundonogueira@escola.ce.gov.br
Blog: escolaraimundonogueira.blogspot.com.br

INEP : 23083921