EEM Padre Coriolano

17 de março de 2009 - 17:01

 

 

 

A Escola de Ensino Médio Padre Coriolano foi fundada na década de 40, numa época onde a propaganda oficial não se limitava somente ao ditador, mas também glorificava os interventores, nomeados por Vargas para dirigir os estados. A realidade, no entanto, mostrava que o discurso oficial não passava de retórica inflamada e se revelava nos baixos salários, na persistência do analfabetismo, no precário atendimento dos serviços de saúde e no crescimento das cidades.  Com a industrialização, as cidades se tornaram mais atrativas para o homem do campo, que foi esquecido pela política do governo. A população brasileira passou a ser urbana.

Época de modernização, época do rádio, o rosto da sociedade brasileira começa a mudar, as fábricas passam a contratar o trabalho das mulheres, que começam a ganhar seu sustento, homens e mulheres trabalham lado a lado. A família tradicional sofre as primeiras modificações. Contudo, o almejado apoio da União aos estados somente se concretizou pela primeira vez, por meio do Decreto nº 4.948 de 14/11/1942, que instituía o Fundo Nacional do Ensino Primário – FNEP. Os estados por sua vez deveriam assinar convênios com os municípios, para que esses aplicassem pelo menos 10% de sua receita na educação elementar. Neste contexto, o estado do Ceará era governado por um Interventor Federal, Francisco Menezes Pimentel, que seguia categoricamente o mesmo discurso oficial de Vargas. Enquanto isto, muitos municípios do interior clamavam a revelia por escolas que viessem a atender a escolarização de sua população.

Nesse mesmo período em Pacajus, cidade que fica distante a 49 km de Fortaleza, era administrada por um Interventor Estadual o Sr. Renato Pessoa de Aguiar. Sendo uma cidade do interior não podia ser diferente da realidade política a que atravessava o país como já foi descrito. A sociedade brasileira se organiza e pressiona Getúlio; que começa o processo de abertura política, isto é o processo de democratização do Brasil. Neste contexto, a comunidade pacajuense reivindicava ao governo municipal e estadual uma escola que viesse atender as suas crianças e jovens, pois sua população aumentava e era necessária mais escola neste município. A comunidade se organiza e de seus anseios e aspirações surgiu as Escolas Reunidas de Guarani.

Fundada aos 22 dias de outubro de 1942, de acordo com o artigo 67 do Regulamento de Instrução Pública, com o nome de Escolas Reunidas de Guarani, nome este por ter sido formada de duas escolas em um mesmo local. Teve como primeiras professoras D. Hermínia Mendonça de Queiroz que lecionava aos meninos, D. Maria Lobo de Abreu que lecionavam as meninas.

A partir de 1977 a entidade sofreu mudança no nome e passa a ser oficialmente denominada Escola de Ensino Fundamental Padre Coriolano em homenagem ao primeiro vigário de Pacajus, que muito contribuiu com a educação deste município. Em 1988, por ter sido implantado o Ensino Médio passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Coriolano. Finalmente, em 2009, a escola    torna-se escola apenas de Ensino Médio, tendo a denominação “Escola de Ensino Médio Padre Coriolano”.

 

Em sua trajetória a Escola Padre Coriolano foi dirigida pelos seguintes educadores: Profª. Lindalva Costa Almeida (1965-1989); Profª Maria de Fátima Gomes Bezerra Nobre (1989- 1998), Profª Maria Leuricléia de Almeida Silva e Profª Maria de Fátima Gomes Moraes – Diretoras Adjuntas (1995-1998); Profª Maria Janete de Carvalho (1998-2000); Profª Francisca Josefa de Sousa Lima (2000-2001); Profª Maria Socorro Freitas Lima (2001- 2008); Prof. José Edinor Santos (julho a dezembro de 2008); Profª Maria Vera Lúcia da Silva Oliveira – Diretora Inteirina ( janeiro a março de 2009).

 

Atualmente a Escola Padre Coriolano está sob a direção do  professor Luciano Alves Nogueira, eleito em 25 de março de 2009, bacharel em Ciências da Computação, licenciado em Matemática, pós-graduado em Planejamento Educacional, em Matemática e em Gestão Escolar.

 

 

 

Com aproximadamente 2.100 alunos, a escola funciona com duas extensões, sendo uma localizada na sede do município, no Núcleo de Integração Social do Croatá (NIESC) – com oito turmas, distribuídas nos três turnos; e outra na Escola de Ensino Fundamental Pedro Philomeno – com cinco salas no turno da noite, situada no distrito de Itaipaba, distando aproximadamente dezoito quilômetros do centro do município.

Uma preocupação atual da escola é promover uma formação que possibilite o crescimento intelectual, social e profissional no mundo globalizado. Para promover esse crescimento, além das aulas convencionais, a escola promove oficinas de incentivo a leitura e escritas, oficinas de raciocínio lógico, aulas de reforço no contraturno, incentivo à participação em olimpíadas nacionais e vestibulares. Atualmente, parte dos alunos de 3º ano fazem um cursinho preparatório para o vestibular  que é promovido pelo governo do estado.

Outra foco trabalhado pela escola é a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A possibilidade de continuarem estudando e receberem uma formação mais adequada é uma necessidade cada vez mais acentuada para os jovens da atualidade.

Neste ano, a escola tem buscado parcerias que apoiem o primeiro emprego. Já foram feitas algumas seleções para a inserção no mercado de trabalho. Alguns alunos são encaminhados para cursos de formação para o trabalho, onde no decorrer do curso são encaminhados para ocupação remunerada. Temos alunos participando de cursos como: Pró-jovem, Instituto Jandaia, Com.Domínio digital, Primeiro Passo, Pró-jovem trabalhador, E-Jovem.

Apesar de algumas dificuldades, a escola tem se empenhado para desenvolver o sucesso individual dos alunos, assim como o progresso da comunidade pacajuense.  

Missão

– Oferecer serviços educacionais satisfatórios, assegurando uma educação de qualidade, contribuindo assim para a formação de cidadãos críticos conscientes e preparados  para os desafios do mundo moderno.

Visão

– Ser uma escola pública de referência municipal e regional pela qualidade de serviços educacionais prestados, atingindo a excelência na formação intelectual, social e humana .

Valores

– Igualdade- Proporcionamos oportunidades iguais para todos que fazem esta comunidade escolar.
– Democracia- Respeitamos todas as opiniões e assumimos o consenso da comunidade escolar.
– Solidariedade- Somos solidários com a pessoa humana construindo vínculos recíprocos na comunidade escolar.
– Parceria – Valorizamos o trabalho em parcerias considerando cada indivíduo como co-responsável  pelas ações desenvolvidas na escola.

 

Objetivos Estratégicos

– Melhorar a qualidade da Educação Básica nas três séries do Ensino Médio.
– Concentrar esforços para aumentar o nível de aprendizagem dos alunos.
– Ampliar o acesso e elevar os indicadores de permanência e fluxo no Ensino Médio.
 

 

Núcleo Gestor

 

Diretora:

IMG-20170612-WA0003
Flavia Regina da Silva Castro


Coordenadores escolares:

Alexsandro Costa Chaves

Raimundo Ivanilson de Olivira

Rodrigo Lima bezerra

Josiel Albino Lima

 


Secretária escolar:

 

Endereço:
Rua Tenente Joaquim Nogueira, 51
Centro – Pacajus-CE
Cep: 62.870-000
Fone:
(85) 3348-7009
E-mail:
pe.coriolano@crede09.seduc.ce.gov.br
Blog: http://padrecoriolano.blogspot.com/
Código Inep:
23084200