EEEP José Maria Falcão

17 de março de 2009 - 17:01

O governo do Estado do Ceará, numa visão empreendedora, vem através das escolas profissionais oportunizar aos estudantes de ensino médio uma formação geral científica e humanística aliada à qualificação técnico-profissional, possibilitando a preparação integral do jovem em sintonia com as necessidades do mundo do trabalho. É inegável a defasagem na qualidade do ensino público, porém, a Secretaria de Educação do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, vem concentrando esforços e recursos nas escolas profissionais com o objetivo de reverter tal situação.

A Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão, situada no município de Pacajus, compreende que o Plano de Ação é o produto de uma ação planejada coletivamente pela comunidade escolar, que define o rumo, o ritmo, a intenção pedagógica da escola e os processos que utilizará para alcançar essa intenção. É um projeto gerencial, portanto de longo prazo.

No Estado do Ceará, nos últimos anos, tem ocorrido, no âmbito da gestão escolar, profundas reformas, caracterizadas pela vontade política dos dirigentes locais, pelo aparato legal decorrente da nova LDB e pelos avanços no campo da competência técnica, alcançados em decorrência da qualificação de recursos humanos para atuar no sistema educacional.

A implantação do projeto da escola profissional visa à articulação da educação em nível técnico com o ensino médio (Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004). Tal escola vem ao encontro dos desejos de nossos adolescentes e do governo estadual em investir na esperança e nas oportunidades dos jovens, possibilitando assim sua inserção no mercado de trabalho.

Valores

Pessoas conscientes de seu papel ético, sendo capazes de discernir seu espaço de intervenção e ação na sua realidade e na sociedade, a fim de possibilitar o bem comum a toda a coletividade, a partir da ética, do diálogo, da excelência e da equidade.

Visão de Futuro

Ser uma escola exemplo de ensino médio integrado à educação profissional reconhecida no município, no estado e no país, pela excelência na formação de líderes críticos, capazes de agir na sociedade, no mundo do trabalho e no espaço acadêmico, norteados por uma visão filosófica humanística.

Missão

Colaborar com a formação de jovens empreendedores, no crescimento pessoal e profissional com responsabilidade e competência, resgatando os valores e princípios da educação e fazendo dessa fase um exemplo que seja um método de excelência.

Cursos Profissionalizantes oferecidos integrados ao Ensino Médio:

Técnico em Enfermagem

Técnico em Informática