EEM Ana Facó

17 de março de 2009 - 17:01

Histórico

A Escola de Ensino Médio Ana Facó foi fundada em 27 de fevereiro de 1947, no governo de Faustino de Albuquerque pelo decreto nº 11.493/75, sendo a primeira escola estadual do município de Beberibe. Seu nome foi uma homenagem a professora e escritora beberibense Ana Facó.

A Escola está localizada na sede do município de Beberibe e possui duas extensões, a Escola Benedito Evaristo Pinheiro no distrito de Serra do Félix e a Escola Raul Barbosa no distrito de Itapeim.

A partir de sua fundação a Escola Ana Facó dedicou-se a formação primária dos beberibenses, em 1875, o então governador Adauto Bezerra através do decreto 11.493 transforma-a em escola de primeiro grau. Apenas em 1997 foi implantado o segundo grau pelo parecer 878/99. Atualmente a Escola dedica-se somente ao ensino médio.

Estruturalmente a Escola possui 12 salas-de-aulas, 03 laboratórios de informática, 01 centro de multimeios, cantina, secretaria, sala de professores, coordenação e 01 quadra coberta. Possui no seu quadro funcional 52 professores, 04 coordenadores, 01 diretor, 01 secretária, 06 auxiliares administrativos, 08 auxiliares de serviço, 02 vigias e 02 porteiros e 1.312 alunos.

Historicamente a escola Ana Facó teve as seguintes diretoras: Profª Luzia Martins Pereira (1947-1953), Profª Maria Zéa de Queiroz Ferreira (1953-1988), Profª Raimunda Moreira Colaço (1988-1989), Profª Mª Valderez Clemente de Queiroz (1990-1998), Profª Marlene Brito (1999-2001), Profª Mª Ednir dos Santos (2002-2004), Profª Mª do Socorro Evangelista (2005-2008).

Atualmente a Escola Ana Facó tem em sua direção o Profº Jailson Tavares Cruz formado em Pedagogia, Biologia e Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, pós-graduado em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC, Educação Permanente em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP,  e cursando Especialização em Educação e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, mestrando em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Sendo o primeiro Diretor em 62 anos de história.

Missão

– Garantir uma educação integral, preparando o aluno para atuar como cidadão qualificado na sociedade, contribuindo para transformá-la numa sociedade mais justa.

Visão:

– Tornar a Escola voltada para o sucesso escolar dos alunos, inserida na comunidade local, aberta às novas teorias e práticas educacionais.

Valores:

– Qualidade, Eqüidade, Transparência, Eficiência, Etica, Participação, Respeito, Cooperação, Diálogo e Solidariedade.

Nossos objetivos são:

– Orientar e apoiar o fortalecimento dos colegiados escolares; fortalecer a dinâmica das equipes de trabalho para superar as dificuldades e garantir o alcance das metas de qualidade com foco na aprendizagem; analisar juntamente com todo o corpo docente e grupo gestor os indicadores de rendimento escolar apontando novos caminhos para sua melhoria; estar aberto às mudanças para uma boa gestão escolar; criar um ambiente escolar propício ao desenvolvimento humano e social de toda a comunidade escolar.

Núcleo Gestor

Diretor: