Descrição do Ensino Médio

20 de fevereiro de 2009 - 03:00

ENSINO MÉDIO

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), é prioridade dos Estados a oferta do Ensino Médio. Nos últimos anos, foi registrado um crescimento da matrícula deste nível de ensino na rede estadual cearense, o que pode ser comprovado por meio dos Censos Escolares realizados entre 2003 e 2006.

Um levantamento da Célula de Avaliação Institucional (CEAVI), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), mostra que a expansão é da ordem de 12,4%. Os estudos apontam dois fatores como decisivos nesse processo: o aumento da demanda em função do processo de universalização do ensino fundamental e a maior valorização do ensino médio no mercado de trabalho.

Com o acesso garantido, o desafio da SEDUC e de suas escolas é a permanência desses alunos nas unidades de ensino e a conclusão da educação básica com sólida formação geral, ampliando a participação popular. Para isso, é preciso assegurar uma escola de qualidade aos alunos que concluem o ensino fundamental. Nessa perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) apóia ações voltadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE possui 13 escolas estaduais, que oferecem os níveis de ensino: Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional com Ensino Médio Integrado. São elas:

Escolas Estaduais de Ensino Médio

E.E.M. Ana Facó – Beberibe-CE;
E.E.M. Francisca Moreira de Souza – Beberibe-CE;
E.E.M. Padre Arimatéia Diniz – Cascavel-CE;
E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa – Caponga / Cascavel-CE;
E.E.M. Wladimir Roriz – Chorozinho-CE;
E.E.M. Padre Coriolano – Pacajus-CE;
E.E.M. Julia Alenquer Fontenele – Pindoretama-CE;
E.E.M. Raimundo Nogueira – Horizonte-CE;

E.E.M Walderi Machado de Almeida – Horizonte-CE;

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio

E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos – Guanacés / Cascavel-CE

Educação de Jovens e Adultos

CEJAP – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – Pacajus-CE

Escolas de Educação Profissional / Ensino Mèdio Integral

E.E.E.P. José Maria Falcão – Pacajus-CE

E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva – Horizonte-CE

E.E.E.P. Edson Queiroz – Cascavel-CE

E.E.E.P. Pedro de Queiroz Lima – Beberibe-CE

Conforme o Censo Escolar 2010 a matrícula do Ensino Médio, nas 15 escolas estaduais sob nossa abrangência, é de aproximadamente 13.675 (Dados do Sistema Integrado de Gestão Escolar – SIGE Escola).