9ª CREDE PROMOVE ENCONTRO DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES.

29 de abril de 2013 - 19:54

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, através do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – NRDEA, realizou hoje, 29 de abril de 2013, o ENCONTRO DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES. Estiveram presentes representantes de todos os seguimentos dos Conselhos Escolares das 10 (dez) escolas públicas estaduais, onde haverá o processo de escolha e indicação para o provimento do cargo de eleição para Diretor escolar.

O principal objetivo da formação foi contribuir para o debate e o aprofundamento do princípio constitucional da gestão democrática da educação, especialmente no que concerne à participação das comunidades escolar, local e Conselhos Escolares.

Na ocasião, foi apresentada a Comissão Regional e trabalhado o material pedagógico, Caderno Nº 5 do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – “Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha de diretor”, Lei Nº 13.513 de 19/07/2004 e o Decreto Nº 29.451 de 24/09/2008.

O evento foi marcado pela participação dos diversos segmentos dos Conselhos Escolares, da exposição do conteúdo programático que foi apresentado e explorado pela formadora Olenira Matos; pelos esclarecimentos, orientações e encaminhamentos do Coordenador da 9ª CREDE Paulo Alexandre Sousa Queiroz; percebendo-se um grande envolvimento do público presente.

Ao final, o Coordenador da 9ª CREDE agradeceu a presença de todos e afirmou que a articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola e a criação de espaços e mecanismos de participação são fundamentais para o exercício do aprendizado democrático que possibilitam a formação de indivíduos críticos, criativos e participativos.