9ª CREDE realiza Encontro de Formação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas Estaduais – COM-VIDAs.
17 de abril de 2013 - 14:44
A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, realizou, no dia 16 de abril de 2013 o Encontro de Formação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas Estaduais – COM-VIDAs.
O encontro contou com a presença da Coordenadora das Ações Ambientais do Estado do Ceará na SEDUC, Lindalva Cruz, o Coordenador da 9ª CREDE, Paulo Alexandre, Professores, Coordenadores, alunos das escolas estaduais de abrangência da 9ª CREDE, Coletivo Jovem de Meio Ambiente – Cj Olho D’água de Horizonte e Coletivo Jovem de Chorozinho.
A formação teve como principais Objetivos:
Implantar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA, como forma de propiciar um ambiente mais equilibrado e saudável para os alunos e comunidade;
Estimular uma cultura ecológica por meio de práticas de Educomunicação para fomentar novas ideias de sustentabilidade;
Abordar a Agenda 21 e discutir o Projeto de Educação Ambiental para a escola.
Durante o encontro, houve a explanação de todo o processo de Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente, o papel da COM-VIDA na escola e as experiências de COM-VIDA no Brasil.
O prof. Eliomards Alves Morais relatou sobre o surgimento e importância da Agenda 21 local e global, para que todos entendessem melhor a construção do plano de ação na escola.
No evento foi vivenciado momentos de discussão, aprendizado, troca de experiências, dinâmicas e apresentações dos alunos e professores nas oficinas de futuro (O mundo que temos e o mundo que queremos, Árvore dos sonhos e as Pedras no caminho).
Os participantes avaliaram o encontro como dinâmico, produtivo, esclarecedor, interativo e de extrema importância para o desenvolvimento de nossas atitudes em relação ao meio ambiente.
Dessa forma, o Coordenador da 9ª CREDE, Paulo Alexandre Sousa Queiroz, agradece a participação de todas escolas de abrangência da 9ª CREDE e enfatiza a importânica do protagonismo juvenil através das Comissões, no sentido de apoiar os projetos de Educação Ambiental já existentes e elencar ações que possam contribuir para tornar a escola um espaço agradável, democrático e sustentável.