Nota de Pesar pelo Falecimento do Prof. Marconi Coelho Reis

14 de março de 2013 - 13:15

O Coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, Paulo Alexandre Sousa Queiroz e equipe vem a público manifestar o mais profundo pesar à comunidade escolar e à família pelo falecimento do Professor Marconi Coelho Reis, da EEFM Custódio da Silva Lemos, situada em Guanacés/Cascavel.

Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências pela irreparável perda.

Nascido aos 06 de Novembro de 1963, em Cascavel/CE, Marconi Coelho Reis, passou sua infância e adolescência na localidade de Capim de Roça. De família humilde, o professor nunca se contentou com a vida do campo, e partiu para estudar e trabalhar em Cascavel. No Colégio Padre Valdevino Nogueira – CNEC, iniciou sua vida docente. Na mesma época ingressou na Universidade Federal do Ceará – UFC no curso de Licenciatura em História. Excelente profissional, sempre lecionou em Cascavel, nas seguintes escolas: Colégio Cascavelense – CC; Patronato Juvenal de Carvalho e Padre Arimatéia Diniz. Em Beberibe, trabalhou como professor e Coordenador do Colégio Vicente Dourado. Ingressou como professor temporário na EEFM Custódio da Silva Lemos em 2003, na qual se efetivou no concurso de 2009 e permaneceu até a data de seu falecimento. Concomitantemente com as atividades na Custódio da Silva Lemos, o professor também ministrava aulas na Universidade Estadual Vale do Acaraú – Uva, pólo de Cascavel, local onde seu corpo foi velado. Um detalhe importante foi o fato de boa parte de seus colegas de trabalho terem sido seus alunos na adolescência, isso mexeu muito com todos nós, profissionais de Educação, pois conhecemos o historiador em sala de aula e o amigo nas reuniões pedagógicas e horários de intervalo. Sempre preocupado com a educação dos jovens, o professor Marconi motivava a todos a prosseguirem seus estudos, para com isso transformarem a realidade local de suas comunidades. Seu sonho mais recente era ser Mestre, e já cursando pós-graduação em Metodologia de Ensino na UECE, dando assim o primeiro passo para sua realização.

Como diz a frase: “Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos”, choramos muito, lembramos muito e sentiremos muito sua ausência. Estamos de luto por sua partida, mas a vida tem que continuar e seu legado terá prosseguimento em cada aula dada, em cada momento de motivação , a cada objetivo alcançado.

Professor, descanse em Paz! E saiba que sua chama continuará acesa em cada coração de nossa educação.

(Palavras da Diretora EEFM Custódio da Silva Lemos, Veridiana Farias).