9ª CREDE participa da Oficina Preparatória para IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

19 de dezembro de 2012 - 15:37

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – NRDEA e Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios- NRCOM da 9ª CREDE, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Horizonte e Coletivo Jovem de Meio Ambiente – CJ Olho d’água, participam da Oficina Preparatória para IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece de 17 a 20 de dezembro, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, Fortaleza.

A Oficina está sendo realizada pela Coordenação de Educação Ambiental da SEDUC, através da Prof. Lindalva Cruz e equipe, em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação – MEC, Neuza Barbosa e com o apoio do FNDE. O evento conta com o público de técnicos representantes das CREDEs/SEFOR/SME, professores, membros da COE (Comissão Organizadora do Estado) e CJs (Coletivos Jovens de Meio Ambiente).

O objetivo maior do encontro é orientar e vivenciar o processo de organização para a realização da IV CNIJMA nas escolas da rede pública estadual e municipal, visando fortalecer a Política de Educação Ambiental no Estado.

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) tem como tema VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS, estudado através dos 4 elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. A Conferência será construída a partir de quatro etapas: Oficinas de Conferência, Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional e a Conferência Estadual. Os delegados e suplentes escolhidos representarão suas Escolas, Municípios e Estados através de elaboração de projetos apresentados em forma de Educomunicação (jornal mural, vídeos, fanzine, teatro, rádio, slide e etc.).

A 9ª CREDE parabeniza a organização do evento pela metodologia adotada e conta com a colaboração das Secretarias Municipais de Chorozinho, Pacajus, Horizonte, Beberibe, Cascavel e Pindoretama para que as Conferências em nossas escolas aconteça de forma dinâmica, enriquecida de diálogos e encontros voltados pra o fortalecimento da cidadania ambiental a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

dsc06533

dsc06544