9ª CREDE PARTICIPA DA II MOSTRA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

13 de setembro de 2012 - 15:46

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, participou nos dias 11 e 12 de setembro de 2012 da II Mostra da Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino, realizada na EEEP Professor Antônio Valmir da Silva e organizada pela equipe de Educação Ambiental da CODEA/Diversidade e Inclusão Educacional da SEDUC.

A II Mostra Estadual teve como objetivo promover entre os participantes a troca de experiências a partir da socialização das ações de Educação Ambiental, desenvolvidas por alunos e professores da rede estadual de ensino, e servindo como espaço de aprendizagem e de divulgação dessa importantes estratégica temática nas escolas. As Mostras incentivam o diálogo entre os participantes e a divulgação de práticas exitosas nas seguintes experiências: COM-VIDA nas escolas, atividades com o uso do Laboratório de Educação Ambiental e atividades dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente.

No dia 11/09, a abertura solene do evento contou com a participação dos alunos Gabriel e Amanda, acompanhados pelo professor Josiel Albino da EEM Wladimir Roriz/Chorozinho, com a belíssima execução do Hino Nacional, após houve a apresentação em grande estilo da orquestra do CAIC Maria Alves Carioca.

Durante todo o dia houve a exposição, em “stands”, de trabalhos científicos e apresentações de trabalhos artísticos culturais produzidos por alunos das escolas da rede estadual e vencedores das Mostras Regionais ocorridas em etapas anteriores nas Crede/Sefor.

Os trabalhos apresentados pela 9ª CREDE foram os seguintes:

Na modalidade artístico-cultural: As alunas da EEEP José Maria Falcão, Alice Maria Almeida, Januelly Paixão Barroso Nobre, Samara Lima de Azevedo e a Professora Rogéria Viturino da Silva com uma apresentação marcante da peça teatral ” Pra Não Dizer Que Não Falei Da Flor”.

Na modalidade científica: Os alunos da EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva, Antonio Gerrar Santos Silva, Antonio Hercules Matheus Eufrásio de Freitas e Professor Sandro Alexandre Marinho de Araújo, com o trabalho intitulado “Utilização de Compostagem no Aproveitamento de Resíduos Sólidos Orgânicos”.

No dia 12/09, a programação foi direcionada para os alunos e professores participantes, com Jornada Educativa no Recanto Ecológico do Cambeba, com trilha e oficinas sobre jardins verticais, mosaico e atividades lúdicas com os Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Ceará.

A 9ª CREDE apoia e reconhece que momentos como estes fortalecem os trabalhos desenvolvidos nas escolas e comunidades, ao mesmo tempo que colabora para a sensibilização de jovens/adultos em prol de uma educação ambiental que promova a sustentabilidade das atuais e futuras gerações.

7.2