9ª CREDE participa da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o mais importante encontro científico da América Latina.

31 de julho de 2012 - 18:57

Aconteceu, no período de 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Campus do Bacanga, em São Luiz do Maranhão, o maior evento científico da América Latina, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que teve como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e de debates de políticas públicas em Ciência e Tecnologia.

Na solenidade de abertura, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, afirmou: “ a questão da pobreza é histórica e cultural no Brasil. Segundo ele, a ciência e o conhecimento são parte da solução para a desigualdade social no país. A ciência é um instrumento de mudança para o povo brasileiro. Se aliado aos saberes tradicionais poderemos ter grandes avanços”, ressaltou.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, enfatizou: “…que a função da universidade não é só transmitir conhecimentos. É preciso também criá-los, e conhecimento só se cria com pesquisa”. Em relação à difusão de conhecimentos, ela ressaltou a grande novidade do encontro que reúne estudantes, pesquisadores, cientistas e autoridades do Brasil e de diversos países: a participação das comunidades tradicionais.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), Marco Antonio Raupp, afirmou : “ que a contribuição da Ciência não ocorre apenas dentro de laboratórios. A tendência mundial é que a ciência e o cientista colaborem mais com o Governo na formulação de políticas públicas”, disse. Considerando que os povos tradicionais são os mais vulneráveis do país, sua participação é tratada como fundamental à criação de diretrizes e estratégias para o seu próprio desenvolvimento.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, participou do evento, na sessão de pôsteres, com os seguintes trabalhos:

Projetos apresentados pelos técnicos da 9ª CREDE:

• Projeto SPE – Adolescentes e Jovens Protagonistas da Ações no Âmbito Escolar

Autoras: Francisca Menezes Azevedo e Maria das Graças Santiago de Sousa.

• A Contribuição dos Cursos de Formação para os Educadores da Bibliotecas e dos Laboratórios Escolares de Informática nas Escolas Públicas Estaduais da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação no Estado do Ceará.

Autoras: Auriluce Cordeiro Maia e Maria Roseneide Furtado Oliveira.

• Bibliotecas Escolares e as Práticas de Melhoria da Leitura.

Autoras: Edna Maria Bacelar Silva e Gisele Pereira Rocha.

• Projeto Sustentabilidade e Consumo Eficiente: Conscientizar Para Mudar!

Autores: Joacillo Albuquerque Cavalcante e Rinaldo Costa do Nascimento.

Projetos apresentados por professores e alunas da EEEP Edson Queiroz:

• Projeto: Lugares de Memória, Espaço de Saber: Por que todo mundo olha, mas ninguém vê?

Autores: Sabrina Barros Nepomuceno, Gabriella Cavalcante Lopes e Michelle Ingridy Machado do Nascimento.

• Projeto: Promovendo Saúde na Escola e na Comunidade: Capacitando Jovens através do Protagonismo Juvenil.

Autor: Luiz Carlos Holanda Torres Pinheiro.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. O encontro reuniu mais de 25 mil participantes e 6 mil inscritos, um resultado positivo para a Ciência e para o Estado.

Anualmente, a comunidade científica brasileira e convidados internacionais se encontram para discutir política científica e divulgar novos estudos. A reunião ocorreu em São Luís, em comemoração aos 400 anos da capital maranhense. Para celebrar a data e apresentar a diversidade cultural do estado nordestino, a população local preparou uma agenda com suas mais importantes manifestações.

altaltaltaltaltaltaltaltaltaltaltaltaltalt