Participação da 9ª CREDE no VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

18 de julho de 2012 - 16:19

Nos dias 2 a 4 de julho, foi realizado o VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no Hotel Nacional, em Brasília (DF). O evento contou com a participação de dirigentes estaduais e municipais, gestores e educadores dos 166 polos de educação inclusiva.

Na ocasião, a assistente técnica do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – NRDEA, Roseneide Furtado, participou do evento ministrando o mini-curso: Construindo a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, juntamente com a representante do Coletivo Jovem/Parobé-RS, Sabrina Dinorá Santos do Amaral e o Coordenador Geral da Educação Ambiental/SECADI/MEC, José Vicente de Freitas.

O trabalho apresentado foi relativo ao processo da III Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (Mudanças Ambientais Globais), que ocorreu na 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, com a participação dos municípios de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Pindoretama, Cascavel e Beberibe, bem como, o acompanhamento da I Conferência Internacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente – CONFINT.

O Seminário é parte do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, e reúne para formação continuada os municípios polo que atuam na construção local de sistemas educacionais inclusivos em todo o país, de acordo com os referenciais legais, pedagógicos e políticos brasileiros, contemplando as seguintes áreas: Educação para as Relações Étnico-raciais; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo, Indígena e Quilombola; Educação em Direitos Humanos e Cidadania; Educação para a Juventude e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Através da participação desses profissionais que disseminam a educação inclusiva no país, o evento pretende apresentar e discutir novas perspectivas para o Programa.

O Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade promove a formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino, para que possam oferecer educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam, nas classes comuns do ensino regular, os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.