E.E.E.P José Maria Falcão realiza II Museu da Literatura

31 de maio de 2011 - 03:00

 

E.E.E.P. José Maria Falcão realizou no dia 27 de maio, a 2ª edição do Museu da Literatura, focalizando o resgate da nossa identidade cultural. O evento foi organizado pela professora de Língua Portuguesa, Denise Santos e com a colaboração da professora de Língua Espanhola, Carla Beatriz.

 

     

 

Através do projeto Despertando o gosto pela literatura, há tentativa de estimular o hábito da leitura e o contato com a legítima cultura popular, definindo assim as trovas e o cordel como expressões das mais autênticas poesias do povo e de nossos pais.

 

  

 

Foi homenageado o grupo de trovadores da UBJ – Pacajus, que faziam a publicação Cajueiro de Trovas, coletânea organizada pela poetisa Jufacha. Ressaltando a importância desta produção cultural para sociedade, não só para preservar essa arte, como também fazer com que as pessoas e as novas gerações possam, cada vez mais acreditar, apreciar, se encantar e também elaborar excelentes poesias, que sensibilizem o leitor e que nos sirvam de lição e aprendizagem, e contribuam para o engrandecimento da cultura pacajuense.

 
O ambiente temático, além de homenagear o Cajueiro de Trovas, também resgatava o grupo cearense que formou a Padaria Espiritual e os grandes nomes da Literatura nordestina, como Jorge Amado, Patativa do Assaré e José de Alencar.

 

                

 

 

O evento contou com a presença de Graça Santiago, representante da 9ª CREDE, Rinaldo Costa, superintendente da Escola Profissional, e dos poetas trovadores Iara Faheina Chaves, Ozanira Machado, Raimunda Barbosa. Além de José Valdir Gomes Bezerra e Azenete Castro Girão, que recitaram trovas feitas especialmente para o evento.