Edital do ENEM 2011 é divulgado; Confira todos os detalhes

20 de maio de 2011 - 03:00

O ENEM é um exame responsável por avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio todos os anos em todo o país. Esse exame ajuda o governo brasileiro a ter controle sobre a melhoria do ensino do Brasil, através de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. Isso serve para que a política promova alterações que possam ser feitas com relação ao ensino brasileiro.
 
 
A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 98 pelo Ministério da Educação. A princípio, só era usada para avaliar a qualidade do ensino médio no país, como citado anteriormente, atualmente o Enem também é usado para auxiliar os jovens que querem ingressar em um ensino superior em universidades públicas, servindo como uma forma de acesso ao serviço público.
 
 
O Enem 2011, além de ajudar o estudante ingressar em universidades públicas também é pré-condição de acesso aos demais programas educacionais do Governo Federal (FIES, PROUNI).
 
A prova terá cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação. O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição do Enem 2011, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
 
 
O Enem 2011 exigirá que o estudante informe o número do próprio CPF, independentemente da idade, o aluno com 16 anos ou mais, pode fazer o cadastro de pessoa física em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e também através dos Correios. Os estudantes do último ano do ensino médio, e os que já tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores na rede pública de ensino estarão isentos da taxa de inscrição de R$ 35.
 
 
Mais informações podem ser obtidas através do site www.enem.inep.gov.br. Veja também o  

EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011 – ENEM 2011